Sugerir atualização
Tem mais informação sobre San José?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Fundado em 1942, o Club Deportivo San José foi fundado na Bolívia por trabalhadores mineiros que se basearam no nome do seu acampamento para nomear a equipa. Logo no ano de nascimento o clube foi filiado à Associação de Futebol do Oruro, no entanto, só em 1954 é que o San José começou a aparecer em palcos maiores principalmente devido à inclusão de equipas de fora da capital boliviana no Campeonato Regional de La Paz. Em 1955 o clube torna-se no primeiro de fora de La Paz a conquistar um torneio desta cidade.

Este fora o primeiro e único título do clube numa fase ainda semi-profissional dos campeonatos bolivianos que durou até aos anos 70, quando foi finalmente criada a liga profissional de futebol da Bolívia da qual o San José foi um dos clubes fundadores. Nas primeiras edições da nova o San José realizou boas performances sendo uma forte ameaça aos lugares cimeiros, mas no entanto estas boas exibições não se prolongaram por muito tempo, tendo a equipa baixado de forma e passado mesmo por momentos de aperto. Esta má fase terminaria já na década de 90 quando alcançaram por duas vezes, em 1992 e 93, a 2ª posição do campeonato nacional, tendo-se também estreado na Copa América neste primeiro ano. Esta série de bons resultados culminou com a conquista do título de campeões nacionais em 1995.

Depois desta conquista as exibições da equipa voltaram a baixar de rendimento, tendo mesmo chegado a disputar a segunda divisão boliviana de futebol. Em 2001 o clube regressa ao escalão principal de futebol na Bolívia com motivação para se fixar novamente. O San José foi então bem sucedido conseguindo em 5 anos não só recuperar o seu lugar entre os grandes da Bolívia como também conquistar um novo campeonato nacional, feito que aconteceu em 2007.

Desde então o clube tem-se mantido na Primeira Liga da Bolívia classificando-se sempre entre os lugares que dão acesso às competições internacionais, onde no entanto não tem alcançado grandes sucessos.