Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Salgueiro?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Foi em 1972 que foi fundado o Salgueiro Atlético Clube na cidade de Salgueiro, no estado do Pernambuco. Como amador começou a disputar algumas partidas de carácter amigável tendo até sido bem sucedido em algumas delas. No entanto o amadorismo não foram suficientes para manter a equipa erguida, e no final da década o clube fechou mesmo as portas.

Já no novo milénio o Salgueiro voltou ao activo, tendo-se filiado à Federação Pernambucana de Futebol em 2005, ano em que se estreou também nos campeonatos profissionais, mais precisamente na Série A2 do Campeonato Pernanbucano, de onde viria a conseguir a promoção logo nesse ano depois de se classificar em 3º e de uma das equipas da elite do futebol pernambucano ter desistido da prova.

O Salgueiro estreia-se então desta forma na Série A do Campeonato Pernambucano em 2006 onde não conseguiu sem bem sucedido, tendo acabado mesmo despromovido logo nesse ano. Em 2007 o clube voltou então a disputar a segunda divisão do Campeonato Pernambucano de onde saiu com o 1º lugar da tabela, conquistando assim o seu primeiro título profissional. No ano seguinte, o regresso à Série A pernambucana aconteceu da melhor forma com o Salgueiro a classificar-se no 4º posto da tabela, o que lhe garantiu imediata qualificação para a Série C do Brasileirão, onde foi 14ª por entre 60 equipas, o que lhes garantiu mais uma participação na edição de prova de 2009.

Neste ano de 2009 o Salgueiro continuou o bom trabalho que havia vindo a realizar, garantindo a manutenção na série C nacional com um 10º posto e classificando-se ainda em 4º lugar no campeonato pernambucano. O ano de 2010 foi um dos melhores de sempre da história da equipa que, ao se classificar na 8ª posição do cameponato estatal garantiu a qualificação para o Campeonato Pernambucano do Interior, onde se sagrou campeão. Para além desta glória, o Salgueiro conseguiu ainda a promoção à Série B nacional depois de se classificar no 4º posto da série C.

Depois destas boas campanhas, o Salgueiro fraqueja a nível nacional e desce de divisão duas vezes seguidas nas duas seguintes temporadas, chegando assim a 2013 na Série D do Brasileirão. No entanto, durante este período, nem tudo foi mau. Em 2011 a equipa voltou a garantir a participação no Campeonato Pernambucano do Interior, onde foi vice-campeão, e em 2012 a 3ª posição na tabela do Campeonato Pernambucano garantiu-lhes a qualificação para a Copa Brasil de 2013.

Nesta recente temporada de 2013, o Salgueiro até teve uma boa estreia na Copa Brasil, ao atingir os quartos de final, onde foi eliminado pelo Internacional de Porto Alegre, e também na Série D do Brasileirão a equipa foi bem sucedida ao alcançar a promoção à divisão acima depois de um 4º lugar na tabela classificativa.