Sugerir atualização
Tem mais informação sobre SC Freamunde?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Complexo Desportivo do SC Freamunde
Complexo Desportiv
  • País: Portugal
  • Cidade: Freamunde
  • Capacidade: 5.000

Ver ficha

O Sport Clube Freamunde foi fundado oficialmente a 19 de Março de 1933. Contudo, a história do clube vem muito antes disso, começando com os jovens da região que costumavam encontrar-se no largo da freguesia para organizar futebol. Na altura, António Ribeiro decidiu criar o clube que inicialmente se denominava por Freamunde Sport Clube. Foi este fundador de coração cheio que ofereceu aos jogadores o equipamento e calçado. No entanto, a primeira equipa do Freamunde surgiu devido à grande ajuda do padre Castro que era um dos mais fascinados pelo clube. Os primeiro jogadores eram sobretudo operários de uma fábrica das redondezas. O Freamunde em 1933 obteve o campo de futebol, com o nome Campo do Carvalho que pertencia ao padre Castro. Começou a sua aventura a jogar na Liga Invicta, conseguindo óptimos resultados. Em 1935 esta competição foi extinta e o clube passou a jogar no campeonato da promoção (competição que não existe nos dias de hoje). Em 1944 foram criados os primeiros estatutos do clube e no ano seguinte o clube alterou o seu nome para o actual, Sport Clube de Freamunde. No fim dos anos 40, o Padre Castro faleceu, tendo sido uma grande perda para o clube já que ele foi o maior impulsionador do clube.

Sport Clube Freamunde

Equipa do Sport Clube Freamunde na temporada 2012-2013

Um dos grande momentos da história do clube foi em 1990 quando o clube inaugurou o Complexo Desportivo e conseguiu o 6º lugar na segunda divisão, subindo assim para a divisão de honra. Na temporada seguinte, o clube não conseguiu impor o seu futebol e ao terminar no 15º lugar, desceu novamente para a segunda divisão. Permaneceu nesta divisão duas temporadas, pois em 1993 terminou o campeonato no 16º lugar caindo para a terceira divisão. Na temporada 1993-1994 o Freamunde alcançou o 1º lugar retornando para a segunda divisão. Jogou nesta nas três temporadas seguintes mas sempre com fracos resultados, ficando sempre muito perto de descer de divisão. Tal acabou por acontecer em 1997 ao ficar no 15º lugar.

Na temporada 1997-1998 o clube terminou novamente na 1º posição, alcançando a promoção para a segunda divisão. Na temporada seguinte, o Freamunde estava com toda a garra e força de vencer, acabando no 1º lugar e desta forma, ascendeu à divisão de honra. Jogou nesta competição apenas por duas temporadas. No ano 2000 alcançou o 10º lugar mas no ano seguinte não conseguiu segurar a manutenção. Terminou no 18º lugar descendo assim para a segunda divisão. Nesta, jogou seis temporadas conseguindo um bom resultado em 2005, o 4º lugar. No entanto foi em 2007 que o Freamunde alcançou o melhor resultado, terminando no 1º lugar, ascendendo novamente à segunda liga. Nas temporadas seguinte os clube tem permanecido na segunda liga, conseguindo um bom resultado em 2009, o 6º lugar. Nas restantes, o clube tem ficando sempre a meio da tabela classificativa, mas em 2012 acabou no 14º lugar e em 2013 não conseguiu melhor que o 22º lugar, descendo para o campeonato nacional de seniores. Na temporada 2013-2014 alcançou o 1º lugar, sendo campeão do 1º nível não-profissional do futebol português, conseguindo assim a promoção para a segunda liga.