Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Rubin Kazan?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Kazan Arena
Kazan Arena
  • País: Rússia
  • Cidade: Kazan
  • Capacidade: 45.105

Ver ficha

O FC Rubin Kazan é um clube russo fundado em 1936 que não vingou na altura e foi mais tarde, em 1958, restaurado e re-erguido. Tendo-se chamado de 58 até 1964 “Iskra”, neste ano foi estabelecido oficialmente o nome de Rubin Kazan.

O clube disputou sempre competições secundárias e a sua primeira participação num campeonato principal foi em 1992 quando foi extinto o campeonato soviético para dar lugar à Liga Russa de Futebol, para onde, sem nunca ter jogado no campeonato soviético, o Rubin foi convidado a participar na 2ª Liga Russa, uma proposta irrecusável por parte dos dirigentes. Durante dois anos o clube lutou e conseguiu a manutenção, mas em 1994 via-se despromovido para a 3ª Liga Russa.

Em 1996 o Rubin Kazan por um magnata russo e esse acontecimento teve repercussões imediatas com o clube a regressar à segunda divisão logo em 1997. Em luta constante para chegar mais longe, finalmente no ano de 2002 o Rubin consegue vencer a 2ª Liga Russia, ingressando assim pela primeira vez na sua história na Primeira Liga da Russia.

Com a chegada à primeira liga, o Rubin queria mostrar serviço e logo na primeira temporada na companhia dos grandes o clube mostrou logo que vinha para ficar, alcançado um inédito 3º lugar na tabela, conseguindo assim a qualificação para a Taça UEFA. O segundo ano não correu tão bem, com a primeira vitória da época a aparecer apenas na 8ª jornada, o Rubin teve dificuldade em aproximar-se e tornar-se uma ameaça para os lugares cimeiros da tabela.

No ano seguinte houve mudanças na direcção do clube e o clube voltou a disputar o campeonato tentando lutar por algo mais que a manutenção. O resultado foi um quinto lugar na classificação final e com isso um lugar pela disputa da Taça Intertoto. O ano de 2oo7 era um ano de expectativas para os adeptos, depois dos resultados alcançados anteriormente, mas a equipa não correspondeu à expectativas acabando o campeonato no 10º posto da tabela e não chegando longe na Taça Intertoto, o que motivou a saída de alguns jogadores, desfalcando assim o plantel.

Finalmente em 2008, e quando já ninguém esperava, o Rubin Kazan apresentou-se mais forte que nunca e levou para casa o título de campeão russo. Este título valeu também ao clube a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, pela primeira vez na sua história.

O ano de 2009 foi para o Rubin um ano de tanto ou mais sucesso que o anterior. Primeiro, pelos confrontos contra o Barcelona, campeão europeu à data, que foram um sucesso, conseguindo mesmo vencer o colosso espanhol em Camp Nou por 2-1, e também pela conquista do segundo campeonato da sua história.

Os anos seguintes não tiveram tantas glórias e momentos de alegria como estes, mas ainda assim o clube deu a festejar aos adeptos duas Supertaças Russas, a primeira em 2010 e a segunda em 2012, vencendo pelo meia a Taça da Rússia, em 2011.