Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Royal Charleroi Sporting?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio du Pays de Charleroi
Pays de Charleroi
  • País: Bélgica
  • Cidade: Charleroi
  • Capacidade: 14.200

Ver ficha

O Royal Charleroi Sporting foi fundado em 1904 por Firmin Bridou, Bernus e o Deguelde. Em 1929 o clube recebeu o titulo de Real Charleroi SC. Durante vários anos competiu no campeonato belga mas sem conseguir grandes resultados. O primeiro grande triunfo da equipa foi na temporada 1968-1969 terminando no 2º lugar da tabela classificativa. O Charleroi participou então pela primeira vez na Liga Europa conseguindo passar da primeira fase depois de vencer o NK Zagreb com duas vitórias, 2-1 e 3-1. Na segunda fase acabou por ser eliminado pelo FC Rouen, perdendo os dois jogos por 3-1 e 2-1.

Em 1978 o clube conseguiu pela primeira vez chegar à final da Taça da Bélgica, eliminando o Anderlecht nos oitavos-de-final, o THOR Waterschei nos quartos de final e eliminou o Club Burges na meias-final. Na grande final enfrentou o KSK Beveren mas acabou por perder o jogo por 0-2. Em 1993 o Charleroi conseguiu uma vez mais chegar à final da Taça da Bélgica, vencendo o Club Burges nos oitavos-de-final, o KSK Beveren nos quartos-de-final e derrotando o Anderlecht nas meias-finais. Contudo, na final acabou por perder por 0-2 frente ao Standard Liege. Na temporada 1993-1994 o clube conseguiu alcançar o excelente 4º lugar no campeonato o que permitiu o acesso à Liga Europa na temporada seguinte. Jogou apenas a primeira eliminatória, já que foi eliminado pelo Rapid Bucharest por 2-0 e 2-1.

Em 2002 o clube passou a denominar-se por Royal Sporting Club do Charleroi e na temporada 2004-2005 terminou o campeonato no 5º lugar. Na temporada seguinte participou na Taça Intertoto mas foi eliminado pelo Tampere United por 1-0 e 0-0. A temporada 2010-2011 foi uma das piores temporadas de sempre do clube. Não conseguiu melhor que 16º lugar caindo assim para a segunda divisão depois de 26 consecutivos na primeira divisão. Na temporada seguinte, o clube foi campeão da segunda divisão conseguindo assim voltar para a Liga Pro Jupiler. Nas temporadas seguintes o clube tem conseguido a manutenção e na temporada 2014-2015 os resultados são bastante promissores, conseguindo manter-se no topo da tabela.