Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Rotherham United?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio The New York Stadium
The New York Stadi
  • País: Inglaterra
  • Cidade: Rotherham
  • Capacidade: 12.021

Ver ficha

O futebol na região de Rotherham Town surgiu por volta de 1870 com a formação do Thornhill Football Club. George Cook foi o primeiro treinador do clube e por muito anos esta equipa foi superior, chegando a jogar na Liga de Futebol. Com a entrada do novo século, a cidade renunciou a Liga de Futebol. Em 1905 o clube mudou o seu nome para Rotherham County, elevando assim o nome da cidade. Durante um largo periodo o Rotherham County e o Thornhill United, outro clube da região, disputaram a Midland League. Durante todos esses anos, ficou claro que manter dois clube profissionais na cidade era completamente insustentável. Assim sendo, em 1925 começaram os preparativos para a fusão dos dois clubes que acabou por acontecer, formando assim o Rotherham United.

Rotherham United 1911-1912

Equipa do Rotherham United na temporada 1911-1912

Depois da Segunda Guerra Mundial o Rotherham United foi vice-campeão três vezes consecutivas, entre 1947 e 1949. Em 1951 foram campeões da terceira divisão. A jogar então na segunda divisão o clube conseguiu alcançar a posição mais elevada, contudo, não subiu à primeira divisão devido à igualdade de pontos com o campeões Birmingham City e a vive-campeã Luton Town. Jogou na segunda divisão até 1968 e, em seguida, começou em declínio, chegando a jogar na quarta divisão em 1973. Em 1975 conseguiram alcançar a promoção para a terceira divisão e venceram esta competição em 1981.

Nos anos 90 o clube desceu e subiu várias vezes entre as duas últimas divisões da Liga de Futebol. Em 1991 estava a jogar na quarta divisão e só passados dois anos é que consegue a alcançar a subida de divisão. Conseguindo assim o seu lugar na terceira divisão, o Rotherham United passou a jogar na segunda divisão, depois da reestruturação da Liga e da criação da Premier League. Em 1996 o clube consegue alcançar um grande título, vencendo o Football League Trophy ao derrotar o Shrewsbury por 2-1. Em 1997, depois de descer para a terceira divisão, a equipa ganhou um novo treinador, Ronnie Moore. A sua primeira temporada não correu da melhor forma, terminando a meio da tabela classificativa. Na temporada 1999-2000 o clube foi vice-campeão alcançando assim a subida para a segunda divisão.

Com a entrada do novo milénio, o clube encontrava-se então a jogar na primeira divisão, onde conseguiu permanecer quatro temporadas. A melhor foi em 2002-2003. No entanto, as restante foram bastante fracas, terminando sempre muito perto do fundo da tabela. Na temporada 2004-2005 o clube passou a maior parte nos últimos lugares da tabela classificativa. Em 2006 o clube esteve em riscos de ser dissolvido devido a grandes quantias em divisa. Tal não aconteceu porque vários empresários locais investiram dinheiro no clube. Nas temporadas seguinte o clube não teve a vida facilitada e muitas foram as complicações pelo qual o clube passou. Sempre com maus resultados e várias trocar de gestores e treinadores o Rotherham Town não conseguiu fazer boas exibições. Na temporada 2012-2013 o Rotherham Town voltou a disputar jogar em sua casa, o recém-construído, Estádio New York. Com um equipa muito mais forte o clube conseguiu finalmente a subida de divisão par a League One. Na temporada seguinte o clube alcançou um dos lugares no play-off, onde venceu na final por 4-3 frente ao Leyton Orient nas grandes penalidades. Assim sendo, o clube conseguiu finalmente garantir um lugar na Championship.