Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Roménia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Nacional da Roménia representa a Roménia no panorama mundial do futebol desde 1909. A primeira aparição desta selecção aconteceu em 1922, em Belgrado, onde defrontou e derrotou a selecção da Jugoslávia por 2-1. Cedo a equipa mostrava resultados e em 1930 conseguiram qualificar-se para o primeiro Mundial de Futebol FIFA no Uruguai, marcando presença entre as melhores selecções do mundo. O feito da qualificação para o Mundial de Futebol foi repetido nas duas seguintes edições, em 1934 e 1938, mas a Romenia acabou sempre eliminada logo na primeira volta.

Depois de conseguir mais do que muitas selecções já tinham conseguido – presença nos três mundiais de futebol disputados até à data – os romenos desapareceram do panorama do futebol internacional, sem conseguir qualquer qualificação para qualquer prova até 1970, quando voltaram a qualificar-se para o Mundial, desta vez disputado no México. Apesar de terem conseguido a qualificação, a prestação na prova não foi melhor do que as conseguidas anteriormente, e a Roménia voltou a ser eliminada ainda na fase de grupos.

Mais uma vez, a Roménia não consegue manter a forma apresentada e o país só volta a ser representado numa prova oficial em 1984 no Campeonato Europeu de Futebol, mas mais uma vez, a equipa não vai além da fase de grupos. Finalmente na década de 90 a Roménia atravessou a sua melhor fase quando se classificou para o Mundial logo em 1990, apesar de voltar a ser eliminada na fase de grupos, para a Roménia este foi um feito enorme, pois a equipa já não se qualificava para esta competição desde há 20 anos. Em 1994 voltaram a conseguir a qualificação para o Mundial nos EUA onde alcançaram a sua melhor classificação de sempre, conseguindo um grande 5º ao alcançarem os quartos de final, depois de eliminarem a Argentina, uma grande potencia do futebol mundial. Em 1998 repetiram a qualificação, e desta vez as expectativas eram elevadas, mas o jogadores não corresponderam e a selecção voltou a ficar de fora logo na fase de grupos. Durante esta década a Roménia conseguiu também a qualificação para um Europeu de Futebol em 1996 onde os resultados não foram muito diferentes dos conseguidos antes, sendo mais uma vez a fase de grupos o melhor conseguido.

Com a chegada do século XXI as presenças dos romenos nos mundiais desapareceram completamente, mas no Europeu o trabalho da equipa deu frutos e em 2000 regressaram a casa com um honroso 7º lugar, depois de eliminados pela Itália. Depois desta participação a Roménia só se voltou a classificar para o Europeu em 2008 onde, mais uma vez, não foi alem da fase de grupos.

Actualmente a disputar a qualificação para o Euro 2014, a Roménia encontra-se no grupo D com grandes como a Holanda e a Turquia, mas promete lutar pela qualificação até ao fim.