Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Rio Claro?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

schimitdao (1)
Schmidtão
  • País: Brasil
  • Cidade: Rio Claro
  • Capacidade: 6.284

Ver ficha

O Rio Claro Futebol Clube é uma equipa da cidade de Rio Claro, do estado brasileiro de São Paulo, fundada em 1909 por funcionários dos caminhos de ferro daquela região. A equipa estreou-se pela primeira vez num campeonato em 1915, quando disputou a Liga Oeste do estado paulista. Desde então que o clube se dedicou à disputa de provas amadoras e campeonatos de baixo prestígio, tendo oficializado a sua profissionalização já depois do meio do século XX.

A primeira campanha de destaque da equipa aconteceu na temporada de 1973, quando chegaram ao vice-campeonato da Série A3 do Campeonato Paulista, que à altura representava a segunda divisão estatal. Esta foi também a primeira vez que subiram para junto da elite do estado, onde até conseguiram ser bem sucedidos nos primeiros anos na disputa da prova, tendo mesmo alcançado mais um vice-campeonato em 1973. Desde então, os prestações da equipa desceram de rendimento e o clube acabou por cair nas divisões inferiores do Campeonato Paulista.

O Rio Claro voltaria então a fazer história na primeira temporada do século XX ao conseguir finalmente o acesso às provas oficiais do Campeonato Paulista, na Série B2 da prova, onde foi de imediato vice-campeão, sendo-lhe assim em 2002 permitido disputar a Série B1 do Campeonato Paulista. Nesta liga o Rio Claro foi extremamente bem sucedido, tendo-se sagrado de imediato campeão, o que lhes valeu a subida à Série A3 do Paulistão.

Após duas temporadas na disputa da Série A3 do Campeonato Paulista, o Rio Claro consegue finalmente em 2005 a subida à Série A2 e também a qualificação para a disputa da Série C do Brasileirão. Ainda nesta temporada o clube conseguiu exibir-se a alto nível na Copa Paulista, tendo mesmo atingindo as finais onde foi derrotado pelo Noroeste, com um agregado de 7-4. Na temporada de 2006 o Rio Claro continuou o seu percurso ascendente e chegou mesmo junto da elite estatal, na Série A1 do Campeonato Paulista, onde se manteve por duas temporadas, sendo relegado à Série A2 em 2008.

A nova passagem da equipa pelo escalão secundário do futebol paulista revelaria-se curta, com o Rio Claro a conseguir nova promoção para junto da elite de São Paulo logo em 2009. Ainda assim, não seria deste que o clube conquistaria o seu lugar junto da elite paulista, e acabou então por ser novamente relegado à Série A2 para a temporada de 2011. Neste ano o Rio Claro não conseguiu melhor do que a manutenção, objectivo que repetiu em 2012 para em 2013 voltar conquistar a subida à principal divisão estatal através de um vice-campeonato.

Desta forma, em 2014 o Rio Claro voltará a disputar a Série A do Campeonato Paulista, tendo como objectivo a manutenção, de modo a cimentar-se naquela que é a divisão de elite do estado de São Paulo.