Sugerir atualização
Tem mais informação sobre República Checa?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Nacional de Futebol da República Checa representa o seu país nas variadas competições internacionais e é controlada e organizada pela Associação de Futebol da República Checa fundada em 1901. Apesar de a equipa nacional ter sido criada à muitos anos atrás, poucas foram as competições em que participaram devido à guerra pela qual o país passou. Só depois da separação da Tchecoslováquia em 1992 é que a equipa nacional da República Checa começou as suas participações no campeonato europeu de futebol e no Mundial de futebol. O primeiro jogo oficial da equipa checa foi a 23 de Fevereiro de 1994 contra a Turquia, jogo que venceu por 4-1.

A primeira competição internacional disputada pela República Checa foi o Campeonato Europeu em 1996, integrando o grupo C com a Alemanha, Itália e Rússia. Perdeu 2-0 contra a Alemanha, venceu a Itália por 2-1 e empatou 3-3 contra a Rússia. Assim, conseguiu somar quatro pontos que lhe deu acesso aos quartos-de-final. Nesta fase defrontou Portugal, que derrotou por 1-0 passando assim para as meias-finais onde enfrentou a França. Nesse jogo a República Checa venceu a equipa francesa por 6-5 nas grandes penalidades. Na grande final, a selecção checa jogou contra a poderosa Alemanha, saindo esta última vencedora por 2-1 no prolongamento. Ainda assim, sagrou-se vice-campeão europeu. Depois desta excelente prestação esperava-se que a República Checa participasse no Mundial de 1998. No entanto, tal não aconteceu pois a equipa não conseguiu ser superior e passar da fase de eliminatórias.

republica checa 2012

Equipa da República Checa no Europeu de 2012

A República Checa conseguiu uma fantástica qualificação para o Europeu do ano 2000 vencendo todos os jogos e sofrendo apenas cinco golos. Na competição em si, integrou o grupo D com a Holanda, França e Dinamarca, sendo considerado o grupo mais difícil do torneio. Perdeu 1-0 contra a Holanda, foi derrotado pela França por 1-2 e venceu a Dinamarca por 2-0. Conseguindo apenas três pontos, ficou no 3º lugar do grupo, sendo por isso eliminada da competição. A equipa Checa conseguiu novamente qualificar-se para o Europeu de 2004 realizado em Portugal. Ficou no grupo D com a Alemanha, Holanda e Letónia. Derrotou esta última por 2-1, venceu a Holanda por 3-2 e derrotou a Alemanha por 2-1. Sem perder um único jogo, ficou em 1º lugar do grupo seguindo assim para os quartos-de-final. Nesta fase, derrotou a Dinamarca por 3-0 passando as meias-finais onde jogou contra a Grécia. O jogo terminou com a vitória da equipa grega por 1-0 no prolongamento, eliminando a República Checa da competição.

No Campeonato do Mundo em 2006 a República Checa conseguiu e muito bem a qualificação mas na competição os resultados não foram os melhores. Conseguiu apenas o 3º lugar do grupo E, acabando assim a sua participação na competição. Passados dois anos a jogar então no Europeu, a equipa checa ficou no grupo A com Portugal, Turquia e Suíça. Não conseguiu melhor que o 3º lugar do grupo sendo então eliminada da competição. A República Checa conseguiu uma vez mais a qualificação para o Europeu de 2012 ficando no Grupo A com a Grécia, Rússia e Polónia. Derrotou a Rússia por 4-1,  venceu a Grécia por 1-2 e ganhou à Polónia por 1-o. Desta forma, passou aos quartos-de-final no 1º lugar do grupo. Nos quartos-de-final enfrentou Portugal, saindo este vencedor por 1-0 e eliminando a equipa checa do torneio.