Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Rep. Irlanda?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação de Futebol da República da Irlanda foi criada em 1921 criando a sua própria equipa e a liga de futebol. Em 1923 foi reconhecida e filiou-se à FIFA sendo que a primeira participação num torneio internacional foram os Jogos Olímpicos de verão de 1924. A sua primeira participação no Campeonato do Mundo foi a 25 de Fevereiro de 1934 contra a Bélgica na fase de qualificação, jogo que terminou com um empate de 4-4. A primeira aparição no Campeonato da Europa foi em 1988 conseguindo chegar à fase de grupos mas os resultados não foram os melhores. Terminou no terceiro lugar do grupo com apenas três pontos sendo por isso eliminado da competição.

irlanda

Equipa irlandesa festeja golo da vitória frente ao País de Gales num jogo para a qualificação do Euro 2008

Uma das grandes vitória da selecção irlandesa foi no Campeonato no Mundo de 1990. Integrou o grupo F com a Inglaterra, Egipto e com a Holanda. Empatou os três jogos ficando por isso no 2º lugar do grupo o que permitiu à equipa seguir em frente na competição. Nos oitavos-de-final enfrentou a Roménia que derrotou por 5-4 nas grande penalidade. Nos quartos-de-final jogou contra a Itália, saindo esta última vencedora por 1-0 e assim eliminando a República da Irlanda da competição. Apesar de não vencer e não chegar à final, esta foi uma das melhores prestações da equipa em toda a sua história.

A República da Irlanda conseguiu qualificar-se para o Mundial de 1994 integrando o grupo E com o México, Itália e Noruega. Terminou no 2º lugar do grupo passando aos oitavos-de-final onde enfrentou a Holanda e perdeu por 2-0. Para o Mundial de 2002 a equipa irlandesa conseguiu a qualificação ficando no grupo E com a Alemanha, Camarões e Arábia Saudita. Conseguiu ficar no 2º lugar do grupo seguindo por isso em frente na competição. Nos oitavos-de-final enfrentou a Espanha, saindo esta última vencedora por 3-2 nas grandes penalidades. Apesar de todos os esforço da equipa, esta não tem mostrado qualidade suficiente para conseguir um lugar quer no Mundial quer no Europeu. Ainda assim, tem mostrado provas da sua garra e força vencer, tendo como objectivo vencer e mostrar a sua garra.