Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Real Zaragoza?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

la romareda
La Romareda
  • País: Espanha
  • Cidade: Zaragoza
  • Capacidade: 34.596

Ver ficha

O Real Zaragoza nasceu em 1932 fruto da fusão de outras duas equipas da região: o Iberia SC e o Real Zaragoza CD. A sua primeira aparição na primeira divisão espanhola foi em 1939, depois da Guerra Civil Espanhola, conseguindo alcançar o 7º lugar. Na temporada seguinte, o resultados foram um pouco piores, terminado em 11º lugar, descendo assim para a segunda divisão. Permaneceu nesta apenas uma temporada, alcançando o 2º lugar e assim retornou para primeira divisão. A sua volta correu bastante mal, o clube não conseguiu impor o seu futebol, terminando o campeonato em 13º lugar e descendo assim de divisão. Jogou na segunda divisão durante quatro temporadas consecutivas, mas sem obter bons resultados. Desta forma, o Real Zaragoza acabou por em 1947 terminar em 13º lugar e desta forma passou a jogar na terceira divisão. Na temporada 1947-1948 o clube terminou em 3º lugar na terceira divisão. Não sendo um mau resultado, não foi o suficiente para subir de divisão. Na temporada seguinte, o clube conseguiu alcançar o 2º lugar e nesta ano sim, conseguiu garantir um lugar na segunda divisão.

real zaragoza 1

Equipa do Real Zaragoza no jogo da final da Taça Generalíssimo em 1966 de onde saiu vencedor

No início dos anos 50 o Zaragoza esteve muito perto de subir novamente para a primeira divisão, já que terminou o campeonato 19 em 4º lugar. Contudo, foi em 1950-1951 que o clube alcança finalmente o 2º lugar e assim sobe a tão desejada primeira divisão. O seu retorno a esta grande liga espanhola não correu da melhor forma, terminando em 12º lugar, mas ainda assim conseguiu a manutenção. Manutenção esta que foi por água a baixo na temporada 1952-1953, pois terminou o campeonato em 16º lugar e assim voltou para a segunda divisão. Na temporada 1953-1954 o clube terminou em 9º lugar no campeonato ficando muito longe de voltar a maior liga de futebol de Espanha. Na temporada seguinte ficou muito perto de subir, mas foi só em 1956 que terminou o campeonato em 3º lugar e assim voltou para a primeira divisão. Em 1957 o Real Zaragoza conseguiu o óptimo 9º lugar no campeonato. Na temporada seguinte os resultados foram tendencialmente piores, terminando em 14º lugar mas ainda assim conseguiu a manutenção.

Nos anos 60 foram os anos de ouro para o Zaragoza. Para além de ter os melhores e maiores jogadores da época, ganhando a designação de Los Magníficos, foram uns anos com muitas prosperidade ainda que não tenha conseguido nenhum título na primeira liga. Na temporada 1960-1961 o clube conseguiu o fantástico 3º lugar no campeonato e na temporada seguinte o 4º lugar. Apesar de nunca conseguir ser o campeão espanhol, não se pode tirar o mérito ao clube que conseguiu durante vários anos permanecer no topo da tabela classificativa. Em 1962-1963 o Zaragoza terminou em 5º lugar mas conseguiu chegar à final da Taça do Rei, perdendo frente ao Barcelona por 3-1. Na temporada seguinte o clube acabou o campeonato em 4º lugar e venceu pela primeira vez a Taça do Rei. Derrotou na final o Atlético de Madrid por 2-1. Em 1965 o clube conseguiu o 3º lugar no campeonato e voltou a chegar à final da Taça do Rei. No entanto, o clube acabou por conquistar a Taça Generalíssimo em 1966 vencendo o Atlético de Bilbao. Nas suas temporadas seguinte não conseguiu chegar longe na Taça do Rei e no campeonato alcançou o mesmo resultado, o 5º lugar.

No início dos anos 70 o clube voltou a escorregar, terminando o campeonato em 16º lugar e assim desceu de divisão. Jogou na segunda divisão por apenas uma temporada. Em 1971-1972 o clube conseguiu alcançar o 3º lugar e assim subiu novamente para a primeira divisão. Permaneceu nesta durante cinco anos e em algumas das temporadas com bons resultados. Em 1974 terminou o campeonato em 3º lugar e na temporada 1974-1975 conseguiu alcançar o fantástico 2º lugar. No entanto, na temporada seguinte o clube voltou a descer na classificação, terminando em 14º lugar. Apesar disto, o Zaragoza conseguiu chegar à final da Taça do Rei, onde foi derrotado pelo Atlético Madrid. Na temporada 1976-1977 o clube dá um novo tombo, terminando em 16º lugar voltou a descer à segunda divisão. Nesta conseguiu o 1º lugar e assim voltou a subir. Até ao fim dos anos 70 o clube conseguiu manter-se na primeira divisão mas sem obter grandes resultados.

Nos anos 80 o clube jogou sempre na primeira divisão, sendo o seu melhor resultado o 4º lugar na temporada 1985-1986, temporada esta onde o clube conseguiu vencer mais uma Taça do Rei, sendo superior ao Barcelona. Nas restantes temporadas o clube permaneceu sempre muito perto do meio da tabela, sem conseguir chegar longe em nenhum competição. Em 1990-1991 o Real Zaragoza esteve novamente muito perto da descida de divisão, terminando em 17º lugar, mas ainda assim conseguiu a manutenção. Na temporada seguinte conseguiu subir na tabela e garantiu a manutenção acabando o campeonato em 6º lugar. Nos anos 90 o clube continuou sempre a jogar na primeira divisão mas sem conseguir melhorar os resultados no campeonato. Na temporada 1993-1994 esteve muito perto de vencer um campeonato, terminando em 3º lugar, apesar disto, venceu mais uma Taça do Rei. Nas temporadas seguintes os resultados não foram famosos, terminando sempre em posições do meio da tabela classificativa. Só em 1999-200 é que o clube conseguiu melhorar as suas prestações e conseguiu alcançar o 4º lugar.

Real Zaragoza

Jogadores festejam a conquista da Taça do Rei em 2001

Com a entrada no novo milénio o Real Zaragoza piorou bastante nas sua exibições, terminando o campeonato em 17º lugar ficando mesmo no limite da descida de divisão. Apesar disto o clube, impressionantemente, conseguiu vencer uma vez mais a Taça do Rei, derrotando o Celta de Vigo por 3-1. Na temporada seguinte a descida de divisão foi inevitável. O Zaragoza Não conseguiu melhor que o 20º lugar descendo assim para a segunda divisão, o que já não acontecia à bastante tempo. Jogou apenas por uma temporada na segunda divisão pois terminou o campeonato em 2º lugar garantindo assim a subida. Na sua volta, o clube conseguiu melhor resultado terminando em 12º lugar no campeonato e vencendo a Taça do Rei. Uma final muito emocionante onde conseguiu sair vitorioso frente Real Madrid por 3-2. Na temporada seguinte, em 2004-2005 o clube não conseguiu chegar longe nem no campeonato nem na Taça do Rei, contudo, em 2006 voltou a conseguir alcançar a final da Taça do Rei. Desta vez, perdeu frente ao Espanyol por 4-1. Em 2007-2008 o clube caiu novamente na tabela classificativa, terminando em 18º lugar e desceu para a segunda divisão.

Na temporada 2008-2009 o clube jogou na segunda divisão e alcançou o 2º lugar conseguindo assim a subida para a grande liga de futebol Espanhola. Jogou nesta por mais quatro temporadas consecutivas, mas os resultados não foram os melhores, ficando sempre muito perto da linha de descida. Tal descida acabou por acontecer, depois de em 2012-2013 o Real Zaragoza terminar no 20º lugar e assim voltou a descer para a segunda divisão. NA temporada 2013-2014 o clube não conseguiu mostrar qualidade nem impor o seu futebol, terminando o campeonato em 14º lugar, ficando assim muito longe da subida de divisão.