Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Real Sociedad?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Anoeta
Anoeta
  • País: Espanha
  • Cidade: San Sebastián
  • Capacidade: 32.072

Ver ficha

A Real Sociedad foi fundada em 1909, contudo, as suas origens podem ser traçadas desde 1904. Neste ano, foi fundado em San Sebastian o San Sebastian Recreation Club, um clube desportivo constituído por diversas secções, sendo uma delas, o futebol. Foi este o primiero clube da cidade, que participou inicialmente na Taça do Rei, contudo, esta secção rapidamente desapareceu. Por motivos internos do clube, desentendimentos internos, no início de 1907, os membros da secção de futebol decidiram então separar-se do clube e criar um clube independente. Nasce então o San Sebastian Foot-Ball Club. O clube queira então participar nas competições, contudo, por falta de registo, o San Sebastian FC apoiou-se num clube de ciclismo que existia na cidade de forma em fevereiro de 1907. O clube Ciclista San Sebastian jogou na Taça do Rey de 1909. Conseguiu um bom desempenho nesta Taça pois chegou à final e venceu ao Clube Espanhol Madrid. Uns meses mais tarde, a secção de futebol conseguiu a independência, sendo constituída legalmente por Sociedad de Foot-Ball de San Sebastián. Cinco meses depois o Rei Alfonso XIII, concedeu ao clube o título de Real, passando então a denominar-se por Real Sociedad sendo o primeiro presidente Adolfo Sáenz-Alonso.

real sociedad

Equipa do Real Sociedad na temporada 1980-1981

Na temporada de 1928-1929, com o início do campeonato nacional espanhol, o Real Sociedad começar a jogar na primeira divisão, terminando o campeonato em 4º lugar. Nas temporadas seguintes, o percurso do Real teve altos e baixos, principalmente, por não conseguir consolidar a equipa pois não conseguia manter os seus melhores jogadores na equipa. Sendo assim, no inicio dos anos 30 o Real Sociedad ainda conseguiu ficar em 3º lugar no campeonato, contudo, as exibições nas temporadas seguintes foram descendo em qualidade. Foi então 1934-1935 que terminou o campeonato em 11º lugar, descendo pela primeira vez à segunda divisão. Nos três anos seguintes o campeonato foi suspenso devido à guerra civil.

Depois da guerra civil, já nos inícios do anos 40, o Real Sociedad começou por jogar na segunda divisão. Na temporada de 1940-1941, ficando em primeiro lugar, conseguiu retornar à primeira divisão. No entanto, o seu futebol era de pouca qualidade e superioridade o que levou o clube a terminar em 14º lugar, voltando mais uma vez a descer de divisão. Estes anos 40, ficaram marcados na história do clubes pelas diversas subidas e descidas à primeira divisão. Passado um ano na segunda divisão, volta em 1943-1944 a competir na primeira divisão. Contudo, a temporada não correu bem, terminando em 13º lugar, voltando a descer à segunda divisão. Nesta permaneceu durante três anos, antes de voltar a subir à primeira divisão em 1947-1948. O Real Sociedad não conseguiu então impor o seu futebol, terminando o campeonato em 13º lugar, voltando a descer novamente. Bastou um ano para retornar è primeira divisão, depois de ser campeão na segunda divisão em 1948-1949.

No início dos anos 50, o Real Sociedad começa um novo período da sua história devido aos fundos extras que o clube obteu, o que permitiu ao desenvolver um plano de reforços para a equipa de forma a manter-se na primeira divisão. Com várias contratações de jogadores, o clube garantiu a sua presença na primeira divisão em 1949-1950. As alterações no clube, deram resultados, levando o Real Sociedad a permanecer na primeira divisão por 13 anos consecutivos. Na temporada de 1950-1951 o clube terminou o campeonato em 5º lugar e conseguiu alcançar a final da Taça do Rei, perdendo frente ao Barcelona por 3-0. Nas temporadas seguintes, o Real Sociedad não conseguiu grandes resultados, sendo o melhor, um 8º lugar no campeonato em 1955-1956. Contudo, na temporada seguinte, apesar de ficar em 12º lugar no campeonato, conseguiu chegar às meias-finais da Taça do Rei, sendo derrotado pelo Barcelona. Na temporada 1957-1958, conseguiu novamente chegar às meias-finais da Taça do Rei, perdendo desta vez contra o Real Madrid.

Nos anos 60 as exibições do Real Sociedad desceram bastante, terminando no 15º lugar na temporada 1961-1962, descendo assim à segunda divisão. Permaneceu nesta durante cinco anos, sem nunca conseguiu alcançar os lugares do topo da tabela, excepto em 1966-1967 quando ficou em primeiro lugar e voltou a subir à primeira divisão. A temporada 1967-1968 na primeira divisão não correr muito bem, pois a equipa não conseguiu ser superior, ficando muito perto de voltar a descer. Contudo, com muito esforço conseguiu manter-se e na temporada seguinte conseguiu alcançar uma posição muito melhor, terminando em 7º lugar. Foi nesta temporada, 1968-1969 que o Real Sociedad conseguiu também alcançar as meias-finais da Taça do Rei, sendo derrotado pelo Atlético de Madrid.

Nos anos 70 o Real Sociedad conseguiu manter-se na primeira divisão. Esteve praticamente sempre a meio da tabela, excepto nas temporadas 1973-1974 e 1974-1975 em que conseguiu o 4º lugar, dando lhe assim acesso, pela primeira vez, às competições europeias. No seu ano de estreia na Taça UEFA, conseguiu chegar aos trinta-e-dois-avos de final, perdendo frente TJ Baník Ostrava OKD. Na temporada seguinte, ganhou ao Grasshopper-Club Zürich nos trinta-e-dois-avos de final mas perdeu nos dezasseis-avos frente Liverpool FC. Na temporada 1975-1976, terminou em 8º lugar no campeonato mas alcançou novamente as meias-finais da Taça do Rei, sendo derrotado contra o Atlético de Madrid. Na temporada de 1977-1978 também conseguiu chegar às meias-finais da Taça do Rei, perdendo frente ao Barcelona por 2-1.

real sociedad 1

Festejos da equipa do Real Sociedad quando conseguiram a subida à primeira divisão em 2009-2010.

O Real Sociedad teve nos anos 80, os seus anos de ouro. Em 1979-1980 foi vice-campeão na primeira divisão, chegou aos quartos-de-final da Taça do Rei, perdendo frente ao Castilla CF e chegou ainda aos trinta-e-dois-avos de final da Taça UEFA, sendo derrotado pela Inter de Milão. Contudo o melhor estaria para vir. Na temporada seguinte, o Real Sociedad foi o Campeão da primeira divisão e chegou aos oitavos-de-final da Taça UEFA. Em 1981-1982 conseguiu novamente ganhar o campeonato, chegou aos quartos-de-final da Taça do Rei, sendo derrotado pelo Real Madrid e alcançou os dezasseis-avos da Liga dos Campeões, perdendo frente CSKA. Na temporada de 1982-1983, venceu pela primeira vez a Supertaça de Espanha e chegou às meias-finais da Taça do Rei apesar de terminar o campeonato em 7º lugar. Nesta mesma temporada, conseguiu um grande triunfo, chegando às meias-finais da Liga dos Campeões, perdendo frente ao Sporting Club de Portugal. Nas três temporadas seguintes não conseguiu alcançar nenhum troféu nem chegar perto de nenhuma final. Só em 1986-1987 é que o Real Sociedad conseguiu ganhar a Taça do Rei, vencendo ao Atlético de Madrid nos pénaltis por 4-2. Na temporada seguinte, foi vice-campeão da primeira divisão e da Taça do Rei.

Nos anos 90, a prestação do Real Sociedad na primeira divisão ficou muito aquém do esperado. Conseguiu manter-se na primeira divisão, contudo sem grandes resultados, manteve-se sempre a meio da tabela classificativa. A não ser, na temporada 1997-1998 que conseguiu alcançar o 3º lugar no campeonato. Com a entrada no novo milénio, o clube conseguiu em 2002-2003 ser vice-campeão da primeira divisão. contudo, nos anos seguintes as suas prestações foram piorando bastante, ficando muito perto da linha de descida. Foi então em 2006-2007 que terminou o campeonato em 19º posição descendo à segunda divisão, o que já não acontecia à 40 anos. Permaneceu na segunda divisão por três temporadas, até que, em 2009-2010 alcançou o 1º lugar do campeonato, voltando assim a subir à primeira divisão. Em 2010-2011, conseguiu apenas o 15º lugar. Contudo as suas exibições estavam a melhorar. Em 2011-2012 terminou em 11º lugar no campeonato e na Taça do Rei chegou aos dezasseis-avos, perdendo frente ao Mallorca. Na temporada seguinte, os resultados foram bem melhores, conseguindo o Real Sociedad terminar em 4º lugar no campeonato. Teve então acesso à Liga dos Campeões, mas perdeu no play-off frente ao Lyon por 4-0. Em 2013-2014 terminou o campeonato em 7º lugar mas conseguiu chegar às meias-finais da Taça do Rei, perdendo frente ao Barcelona.