Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Portimonense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Municipal de Portimão
Estádio Municipal
  • País: Portugal
  • Cidade: Portimão
  • Capacidade: 6.205

Ver ficha

O Portimonense nasceu em 1914 na cidade portuària de Portimão por força dos muitos jovens apaixonados pelo desporto que ali existiam. Inicialmente não existia sede nem um verdadeiro campo, e os equipamentos e deslocações para partidas eram pagos pelos prórpios jogadores. Finalmente em 1923 é construída uma sede e em 1926 uma crise abate-se sobre o clube e obriga-o a abandonar a sede, mas os jogadores não cruzaram os braços e em 1937 são campeões do Algarve.

Nesta altura os objectivos do clube já se voltavam para a Primeira Liga, mas os adeptos ainda tiveram que esperar até 1977 para verem o seu clube pela primeira vez na companhia dos grandes. Ainda assim o clube passa, após dois anos, uma curta passagem de um na liga de honra, regressando à primeira divisão em 1980, década dourada para os Alvinegros que alcançaram na temporada 1984/85 um 5º lugar no campeonato e uma respectiva qualificação para a Taça UEFA, onde acabariam eliminados logo na primeira eliminatória diante do Partizan.

Em 1990 o clube volta a descer de divisão, e como as exibições não melhoraram, acabaram mesmo na 2ª divisão B. Passando alguns anos a alternar entre a liga de honra e a 2ª divisão B o Portimonense finalmente consegue regressar à Primeira Liga em 2010/11, 20 anos após a sua última participação.

Apesar não ter sido bem sucedido e ser despromovido logo após a primeira época, o Portimonense não cruzou braços e está de regresso à companhia dos grandes para a temporada 2013/2014, procurando agora afirmar-se na Primeira Liga.