Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Polónia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Federação Polaca de Futebol foi fundado a 20 de Dezembro de 1919 e o primeiro jogo da equipa foi frente à Hungria em 1921, jogo que perdeu por 1-0. A primeira vitória internacional da equipa polaca foi a 22 de Maio de 1922 frente à Suécia por 2-1. A primeira grande competição da selecção foi para o Campeonato do Mundo de 1938, depois de vencer a Jugoslávia por 4-0 e 1-0. Nos oitavos-de-final a Polónia enfrentou o Brasil, saindo este último vencedor por 6-5 e assim eliminou a equipa polaca da competição. Ainda assim, este jogo fica para sempre marcado na história da selecção como um grande jogo, um dos melhores de todos. O último jogo dos polacos antes do início da Segunda Guerra Mundial foi contra a Hungria, vice-campeã mundial, saindo vencedor por 4-2 apesar dos favoritos serem os húngaros.

Finda a guerra, o Polónia sofreu a sua pior derrota de sempre ao perder por 8-0 contra a Dinamarca. Contudo, para apagar esta memória horrível consegui vencer por 9-0 a Noruega no dia 4 de Setembro de 1963. Em 1972 o Polónia arrecadou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão sob o comando do grande treinador Kazimierz Górski. Em 1976, com o mesmo treinador, a selecção polaca conseguiu mais uma medalha, desta vez de prata. Apesar de serem grande triunfos, nada de compara com as medalhas de bronzes que o equipa polaca conseguiu nos Campeonatos dos Mundo em 1974 e em 1982. No Mundial de 1974 ficou no Grupo 4 com a Argentina, Itália e Haiti, conseguindo terminar a fase de grupo no 1º lugar do grupo. Na segunda fase dos grupos integrou o grupo B e terminou no 2º lugar seguindo em frente na disputa do 3º lugar. Este lugar foi disputado contra o Brasil, jogo que saiu a equipa polaca vencedora por 1-0 e assim arrecadou a medalha de bronze.

polonia

Smolarek festeja o golo da vitória no jogo frente a Portugal na qualificação para Euro 2008

No Campeonato do Mundo de 1982, a Polónia integrou o Grupo A com a Itália, Camarões e com o Peru. Conseguiu terminar a fase de grupos no 1º lugar e seguiu para segunda fase de grupo onde voltou a terminar no 1º lugar do grupo. Na fase final, a equipa polaca enfrentou a Itália, perdendo por 2-0. Na disputa do 3º lugar enfrentou a França que conseguiu vencer por 3-2 e pela segunda vez conseguiu arrecadar a medalha de bronze. No Mundial de 1986 conseguiu terminar no 3º lugar do Grupo F seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final enfrentou o Brasil, saindo este último vencedor por 4-0 e eliminando o Polónia do Mundial. Ainda assim foi uma boa participação e prestação da equipa polaca. A selecção polaca conseguiu a qualificação para o Mundial de 2002, no entanto, não conseguiu melhor que o 4º lugar do grupo com apenas três pontos, sendo por isso eliminada da competição.

A primeira aparição da Selecção da Polónia do Campeonato Europeu foi em 2008 fazendo uma óptima qualificação. No entanto, na competição em si, os resultados não foram os melhores e os esperados de uma equipa que estava a dar provas da sua qualidade. Ficou no Grupo B com a Croácia, Alemanha e Áustria. Perdeu 2-0 contra a Alemanha, empatou 1-1 conta a Áustria e perdeu 1-0 contra a Croácia. Assim sendo, terminou no último lugar do grupo com apenas um ponto sendo por isso eliminada da competição. Para o Mundial de 2010 a Polónia não conseguiu a qualificação sendo provavelmente uma das suas piores exibições de todas as edições do mundial. No Europeu de 2012 a selecção polaca conseguiu apurar-se mas a sua prestação não foi a melhor, terminando uma vez mais em último lugar do grupo e sendo assim eliminada da competição. Empatou a uma bola contra a Rússia e a Grécia, conseguindo somar dois pontos e perdeu por uma bola contra a República Checa. Na qualificação para o Mundial de 2014 realizado no Brasil, a equipa não conseguiu uma vez mais a qualificação, perdendo vários jogos.