Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Penafiel?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Municipal 25 de Abril
Municipal 25 de Ab
  • País: Portugal
  • Cidade: Penafiel
  • Capacidade: 5.087

Ver ficha

Fundado em Fevereiro de 1951 o Futebol Clube de Panafiel conseguiu em 7 anos a ascenção aos escalões de futebol nacional, tendo alcançando as promoção em 1955 e 1957 à segunda e primeira divisões distritais e em 1958 à 3ª Divisão nacional. A história do Penafiel prosseguiu entre subidas e descidas até que em 1965 alcança definitivamente a 2ª divisão nacional.

Depois de 15 anos a disputar este escalão do futebol português, em 1980 o Penafiel estreia-se na Primeira Divisão Nacional. Esta era uma fase de ouro na história do clube de Penafiel que chegava a ter 20.000 pessoas a assistir aos seus jogos. Em 1992 o clube acaba por cair para a Liga de Honra, consolidando-se por lá até 2004, ano em que regressa à Primeira Liga Portuguesa.

De regresso ao escalão de elite do futebol português o Penafiel lutou pela manutenção que ainda conseguiu na temporada 2004/05, sendo despromovido na época seguinte. De novo na Liga de Honra o Penafiel assegurou ainda a manutenção na primeira temporada de regresso à prova, tendo caído no ano seguinte para a 3ª divisão nacional.

A passagem pelos escalões semi-profissionais do futebol português durou apenas uma temporada, tendo o clube subido de divisão em 2009/10 para alcançar um sólido 7º lugar na liga de honra. Desde então o Penafiel tem assegurado a manutenção nesta divisão mantendo o sonho de regressar e se fixar novamente na Primeira Liga Portuguesa.