Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Paulista?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Paulista Futebol Clube é uma equipa de futebol fundada na cidade de Jundiai, no estado de São Paulo. Criado pela mão dos funcionários dos caminhos de ferro, durante muitos anos o clube promoveu apenas partidas amigáveis entre os seus associados, filiando-se apenas em 1919 à Associação Paulista de Futebol. Assim, a primeira participação da equipa no Campeonato Paulista de Futebol aconteceu em 1926, sendo apenas a segunda equipa do interior do estado a participar na principal prova de São Paulo.

Em 1941, quando é criada a Federação Paulista de Futebol, o Paulista filia-se de imediato a ela. Em 1948 é uma das equipas que está na origem da criação da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, onde viria a alcançar o sucesso em 1968, ao vencer a prova e subir assim para o principal campeonato estatal. O Paulista conseguiu garantir a manutenção no Campeonato Paulista por 10 temporadas consecutivas, sendo relegado em 1978 após ficar classificado na 19º posição da tabela.

O Paulista voltou assim a competir na segunda divisão do campeonato estatal até 1984, quando conseguiu nova promoção através do 2ª lugar na secundária competição paulista. O clube voltou então a disputar o Campeonato Paulista, mas apenas conseguiu garantir a manutenção na primeira temporada, sendo novamente relegado em 1986, depois de ficar na última posição da tabela. A equipa de Jundiai acabou assim por cair para a Série A2 do Campeonato Paulista, onde se viria a manter por longos anos. Em 1995 o Paulista estreia-se nas competições nacionais ao disputar a Série C do Brasileirão, que disputaria até 1999, quando realiza uma excelente campanha na Copa Paulista ao alcançar e vencer a prova com uma vitória por 2-1 sobre o Ituano.

Na primeira temporada do novo milénio o Paulista presenteou os seus adeptos com duas conquistas. Primeiro na Série A2 do Campeonato Paulista, garantindo assim a subida ao principal escalão estatal, seguido da vitória na Série C do Brasileirão, que valeu à equipa a subida à Série B da prova. Em 2002, na sua primeira presença na Série B nacional, o Paulista esteve muito bem, classificando-se na 4ª posição, ficando a apenas uma da promoção ao principal campeonato nacional. Duas temporadas depois, em 2004, o Paulista realiza a sua melhor campanha estatal, ao classificar-se na 2ª posição da tabela, sendo apenas superiorizado pelo São Caetano. Ainda assim, no seguimento das boas exibições, no ano de 2005 o clube disputou pela primeira vez, e logo com sucesso, a Copa Brasil, que venceu ao superiorizar-se ao Fluminense na final. Com este título o Paulista ganhou o direito de se estrear em competições continentais, ganhando logo um lugar na Taça Libertadores da América, caindo no entanto na fase de grupos.

Depois destes excelentes anos o Paulista acabou por não conseguir a manutenção na Série B do Brasileirão em 2007, o que o fez voltar à Série C nacional, onde participaram apenas na temporada de 2008, sendo então despromovidos novamente, desta vez para a Série C, onde as coisas também acabaram por correr mal, e na temporada de 2010 o Paulista ficou de fora dos campeonato nacionais. Ainda assim, nesta primeira temporada afastado do Brasileirão, o Paulista sagrou-se campeão da Copa Paulista, título que repetiu em 2011 e que lhes valeu as qualificações para as Copa Brasil de 2011 e 2012.