Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Paredes?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O União Sport Club Paredes é um clube português fundado em 1924 que actua actualmente nos escalões distritais da Associação de Futebol do Porto. O clube conquistou o seu primeiro título apenas dois anos após a sua fundação em 1926 quando venceu o campeonato municipal de Paredes. Depois deste título os adeptos do clube tiveram que esperar até 1941 para voltarem a ver a sua equipa conquistar um novo troféu, com a vitória no campeonato distrital da 3ª divisão da AF Porto, o que lhes valeu a ascenção à 2ª Divisão Distrital.

O Paredes manteve-se nesta divisão até 1958 quando alcançou a promoção à primeira divisão distrital, vencendo o escalão onde se encontrava. Depois desta ascenção a equipa manteve-se na disputa deste campeonato até o vencer, em 1974, alcançando assim a promoção para a 3ª divisão nacional. O Paredes continou a série de bons resultados, e para além da primeira participação na Taça de Portugal na temporada 1974/75, o clube subiu também para a 2ª divisão nacional.

Completamente lançado na série de bons resultados, o União de Paredes alcançou em 1983/84 os quartos de final da Taça de Portugal, numa altura em que tinha já caído para a 3ª divisão nacional, sendo eliminado pelo Benfica. Ainda nesta temporada o Paredes assegurou o regresso à 2ª divisão nacional num altura em que as subidas e descidas de divisão eram uma constante nas épocas do clube.

Finalmente na época de viragem do século, em 1999/00 o Paredes sobe à 2ª divisão ao conquistar o título de campeão nacional da 3ª, o primeiro título nacional do clube. Daí em diante a equipa consolidou-se neste escalão do futebol português, tendo em 2004/05 realizado uma das suas melhores épocas de sempre ao deslocar-se a Alvalade para defrontar o Sporting CP nos oitavos de final da Taça, saindo de lá derrotado por 2-1 após estar a vencer por 1-0. Os aplausos recebidos pela equipa multiplacaram-se pouco tempo depois quando o clube terminou a época no 3º posto da 2ª Divisão Nacional, o melhor resultado de sempre do Paredes.

Desde então o Paredes não voltou a dar nas vistas situando-se actualmente no escalão principal da AF Porto.