Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Paraná Clube?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Durival Britto
Durival Britto
  • País: Brasil
  • Cidade: Curitiba
  • Capacidade: 17.000

Ver ficha

Fundado em 1989, o Paraná Clube é certamente uma das equipas com a mais rápida ascensão no mundo do futebol mundial. Formando a partir da fusão do Esporte Clube Pinheiros e do Colorado Esporte Clube, o Paraná nasceu com o objectivo de ser um dos grandes do Brasil.

No primeiro ano em que participou em competições oficiais, em 1990, o Paraná conseguiu de imediato a promoção da Série C nacional para a Série B depois de alcançar a 4ª posição da tabela, enquanto que a nível estatal, o 3º posto em que se qualificou mostrou logo aquilo para que se preparavam. Assim, em 1991 garantiram a manutenção na Série B do Brasileirão, com a 6ª posição, e conquistaram o seu primeiro título de campeões estatais, ao vencerem o Campeonato Paranaense.

Em 1992 o Paraná conquista o seu primeiro título nacional, com a conquista da Série B do Brasileirão que assim lhes valeu a subida ao principal campeonato nacional. Chegados à Série A do Brasileirão, iniciam um ciclo de vitórias no Campeonato Paranaense de cinco títulos consecutivos, desde 1993 a 1997. Na última temporada do milénio, em 1999, o clube sofre a primeira descida de divisão da sua história, que aconteceu no campeonato nacional, depois de se classificar na 17ª posição da Série A. Ainda assim, a passagem pela Série B revelaria-se curta, com o Paraná a conquistar o título de campeão da prova de imediato, regressando de imediato ao principal escalão de futebol do Brasil.

A nível estatal, o Paraná ainda conseguiu classificar-se na 2ª posição do Campeonato Paranaense nas duas temporadas do século. Mas, em 2003 com a primeira qualificação para uma prova internacional, a Copa Sul-Americana, o clube perde algum do seu rendimento no campeonato estatal e cai para a metade inferior da tabela. Em 2004 repetiu-se a qualificação para a prova continental, onde o cenário da primeira participação se repetiu, com a queda logo na primeira fase. Em 2006, uma campanha dourada da equipa na Série A do Brasileirão conduziu o clube à 5ª posição da tabela, o que lhes valeu a qualificação para a principal prova continental na América do Sul, a Taça Libertadores da América. Também a nível estatal este foi um grande ano do clube, que conquistou o seu primeiro título do novo século.

Em 2007, a participação na Taça Libertadores da América até surpreendeu com o clube a conseguir atingir os oitavos de final, onde caiu diante do Libertad do Paraguai. Assim, depois de muita qualidade despendida nesta prova, o Paraná não conseguiu mostrar-se ao mesmo nível na Série A do Brasileirão, e depois de ficar classificado na 19ª posição da prova, caiu para a Série B.

Então desde 2008 que o Paraná Clube se encontra a competir na Série B do Brasileirão, tendo a sua melhor classificação sido alcançada em 2010 com o 7º lugar na prova. A nível estatal verificou-se o mesmo decréscimo das competições nacionais, tendo mesmo o clube caído para a divisão secundária do Campeonato Paranaense em 2011, subindo logo no ano seguinte depois da conquista de mais um título de campeão.

Actualmente o clube disputa ainda a Série B do Brasileirão e o Campeonato Paranaense, estando a direcção empenhada em reconduzir a equipa para o sucesso.