Sugerir atualização
Tem mais informação sobre País de Gales?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação de Futebol do País de Gales nasceu em 1876 e o primeiro jogo oficial da equipa aconteceu no dia 25 de Março do mesmo ano frente à Escócia, vencendo este último por 4-0. O primeiro jogo do País de Gales frente à Inglaterra foi em 1879, perdendo por 2-1 e em 1882 jogou frente à Irlanda vencendo por 7-1. Em 1906 o País de Gales filou-se à FIFA, no entanto, a relação entre as duas entidades não era a melhor o que levou a selecção do País de Gales a retirar-se da FIFA em 1928. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Associação de Futebol do País de Gales voltou a filiar-se, em 1946, participando assim na qualificação para a Taça do Mundo de 1950. No entanto, a equipa galesa não conseguiu a qualificação.

pais de gales

Equipa do País de Gales na qualificação para o Euro 2012 no jogo frente à Bulgária

No Campeonato do Mundo de 1958, o País de Gales conseguiu qualificar-se ao derrotar no playoff Israel. Integrou o grupo 3 com a Suécia, Hungria e México, conseguindo terminar no óptimo 2º lugar do grupo e assim passou para os quartos-de-final do Mundial. Nesta fase, enfrentou o Brasil, saindo este último vencedor por 1-0 e assim eliminou o País de Gales. Apesar de tudo, chegar aos quartos-de-final foi um excelente resultado, um dos melhores de toda a história da selecção galesa. Na qualificação para a Taça do Mundo de 1982, a equipa galesa ficou muito perto da qualificação, contudo foi derrotada por 3-9 contra o URSS, ficando assim de fora da competição. Passados quatro anos, o País de Gales voltou a ficar de fora da Taça do Mundo, pois mais uma vez, não conseguiu a qualificação apesar de ficar novamente muito perto.

Para o Mundial de 1994 o País de Gales precisava apenas de vencer o último jogo frente à Roménia, contudo, esta acabou por vencer por 2-1, eliminando os galeses da competição. Uma vez mais a equipa galesa tinha tudo para participar no maior campeonato de futebol do mundo e voltou a escorregar, não conseguindo a qualificação. No Campeonato Europeu de 2004 realizado em Portugal, o País de Gales voltou a ficar muito perto da qualificação, no entanto, perdeu no playoff contra a Rússia. Na qualificação para o Euro 2008 o País de Gales teve uma prestação decepcionante. Terminou em 5º lugar do grupo não conseguindo assim passar à fase seguinte.

Na Taça do Mundo de 2010, na fase de qualificação, os galeses tiveram um início bastante promissor. No entanto, depois de várias derrotas, contra a Rússia, Finlândia e Alemanha, acabou com todas as esperanças de conseguir a qualificação. No Europeu de 2012 o País de Gales não conseguiu bons resultados não conseguindo uma vez mais a qualificação. Apesar de todos os esforços da equipa galesa desde 1958 que a equipa não conseguiu nenhuma qualificação quer para o Mundial quer para o Europeu. O mesmo acabou por acontecer na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, não conseguindo alcançar a qualificação.