Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Osasuna?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

El Sadar
El Sadar
  • País: Espanha
  • Cidade: Pamplona
  • Capacidade: 20.000

Ver ficha

O Club Atlético Osasuna nasceu em Novembro de 1920, depois de várias dissoluções de clubes na cidades. Na época começou-se então várias reuniões para que o futebol não desaparecesse de Navarra. Primeiro fundou-se a Sociedade Desportiva. Contudo, devido a grandes diferenças internas nasceu um outro clube o New Club. Depois de várias reuniões sem quaisquer problemas, os membros discutiram a fusão dos dois clubes. Foi então no café Kutz que votaram e foi aprovada a fusão, nascendo desta forma o Osasuna. O nome foi escolhido por Andoian Benjamin Martinez, uma palavra basca que significa saúde e força. O primeira jogo disputado pela equipa foi a 24 de Outubro de 1920 contra uma equipa militar, o jogo acabou com um empate a um golo. Passado um ano, chegou o primeiro sucesso da equipa, terminando em 2º lugar no campeonato regional da segunda categoria. Na temporada 1925-1926 o Osasuna já se encontrava a jogar na primeira divisão, no entanto, em 1928-1929 a Federação criou o campeonato com três divisões e o clube foi relegado para a última, a segunda divisão do grupo B. Na temporada seguinte o Osasuna muda de campeonato, por discordar com a Federação sobre o Grupo em que foi enquadrado. Os jogos não tinham rivalidade e as receitas das bilheteiras estavam a descer e por tal muitos dos jogadores deixaram os clube.

osasuna 1920

Equipa do Osasuna quando foi fundado em 1920

Nos anos 30 o clube ainda se encontrava a jogar na terceira divisão. Contudo, na temporada 1931-1932 o Osasuna conseguiu alcançar o excelente 1º lugar e assim subiu para a segunda divisão. Permaneceu nesta por três temporada, conseguindo sempre bons resultado. Foi então na temporada 1934-1935 que o Osasuna conquista a segunda divisão e assim garantiu um lugar na primeira divisão. Foi uma ascensão muito rápida, muito consistente, o clube na altura mostrava a sua garra e força de vencer. Ainda assim, a sua estreia na primeira divisão não correu da melhor forma, o clube apesar de desejar e de lutar não conseguiu impor o seu futebol perante as outras grandes equipas. Terminou o campeonato de 1935-1936 em 12º lugar voltando assim para a segunda divisão. De 1936 a 1939 deu-se a Guerra Civil e grande parte dos jogadores foram recrutados para a guerra. Desta forma, as actividades desportivas oficiais ficaram suspensas. O Ossasuna só voltou as competições na temporada 1939-1940 terminando em 2º lugar na segunda divisão. O resultado da equipa foi bastante bom, mas ainda assim não chegou para a subida de divisão. Com o passar dos anos, as coisas foram piorando para o clube. As suas prestações foram perdendo qualidade e os resultados obtidos refletiam a incapacidade do clube e a grande instabilidade. Em 1943-1944 o Osasuna não conseguiu melhor que o 13º lugar na segunda divisão, recuando assim para a terceira divisão. Nesta permaneceu durante cinco anos, mas sempre com óptimos resultados, apenas não eram suficientes para a subida. Esta acabou por acontecer em 1948-1949 quando o Osasuna alcança o 1º lugar na terceira divisão subindo assim de divisão. Na sua volta à segunda divisão o clube, depois de tantos contratempos, terminou em 7º lugar. Não foi o seu melhor resultado mas conseguiu dessa forma a manutenção.

Os anos 50 começaram com grande mudanças, principalmente na equipa, já que houve uma completa renovação do grupo. Na temporada 1950-1951 o Osasuna terminou em 7º lugar, contudo, os resultados foram melhorando com o passar dos anos. Em 1952-1953 o clube conseguiu alcançar o 1º lugar na segunda divisão e assim voltou para a primeira divisão. A sua volta não correu da melhor forma, não conseguiu melhor que o 13º lugar r voltou a descer para a segunda divisão. Permaneceu nesta por mais duas temporadas conseguindo em 1956 o 1º lugar e assim voltou novamente para a primeira divisão. Desta vez a sua volta à primeira divisão correu bastante melhor. Na temporada 1956-1957 conseguiu alcançar o 6º lugar e na temporada seguinte os resultados foram tendencialmente melhores alcançando o 5º lugar. Apesar disto, o Osasuna voltou a escorregar na temporada 1959-1960 terminando em 15º lugar e dessa forma voltou para a segunda divisão.

No início dos anos 60, o Osasuna voltou a alcançar o 1º lugar na segunda divisão e subiu mais uma vez à primeira divisão. Contudo, o seu futebol não era ainda suficientemente bom para se manter na melhor divisão de Espanha. Na temporada 1961-1962 terminou em 12º lugar conseguindo a manutenção na primeira divisão mas na temporada seguinte, o clube terminou em 15º lugar descendo novamente à segunda divisão. Desta vez, permaneceu nesta por cinco anos sem alcançar bons resultados. Na temporada 1967-1968 o Osasuna não conseguiu melhor que o 15º lugar descendo assim à terceira divisão, o que já não acontecia a bastantes anos. No entanto, bastou apenas um ano na terceira divisão, conseguindo o 1º lugar e voltou para a segunda divisão. O clube nesta época estava a passar por grandes instabilidade, estando sempre a subir e a descer de divisão. Na temporada 1969-1970 o Osasuna voltou a terminar em 15º lugar na segunda divisão, voltando assim para a terceira divisão. Permaneceu nesta por duas temporadas. Em 1971-1972 conseguiu o 1º lugar na terceira divisão e assim voltou a subir. Estes anos 70 ficaram marcados pelas sucessivas subidas e descidas da segunda para a terceira divisão. jogou mais duas temporada na segunda divisão, até que em 1974 terminou em 17º lugar voltando a descer para a terceira divisão. Jogou nesta durante um ano, voltou a subir à segunda divisão. Permaneceu nesta apenas por uma temporada, terminando em 19º lugar, retornando para a terceira divisão. Em 1976-1977 terminou em 1º lugar na terceira divisão e subiu assim para a segunda divisão. Desta vez permaneceu na segunda divisão  por três temporadas. No fim dos anos 80 o Osasuna conseguiu o 3º lugar na segunda divisão e assim voltou, passados vários anos, para a primeira divisão.

osasuna 1990 uefa

Equipa do Osasuna para o jogo da Taça UEFA nos anos 90

Nos anos 80 o Osasuna jogou sempre na primeira divisão. Em 1984-1985 conseguiu o 6º lugar dando-lhe assim acesso às competições internacionais. Na temporada seguinte terminou em 14º lugar e na Taça UEFA chegou aos dezasseis-avos de final, perdendo frente ao KSV Waregem. Na temporada 19861-987 ficou muito perto da linha de descida, terminando o campeonato em 16º lugar. Contudo, em 1988 acabou no 5º lugar na primeira divisão, sendo o melhor resultado obtidos nestes anos 80. Nesta mesma temporada chegou às meias-finais da Taça do Rei. No início dos anos 90 o Osasuna voltou a conquistar um óptimo lugar no campeonato, o 4º lugar, dando-lhe assim mais uma vez, acesso à Taça UEFA. Na temporada 1991-1992 terminou no 15º lugar, chegou aos oitavos-de-final da Taça do Rei e na Taça UEFA teve a sua melhor prestação, alcançando os oitavos-de-final mas sendo derrotado pelo Ajax. Na temporada 1993-1994 o clube voltou aos maus resultados, não conseguindo melhor que o 20º lugar e desta forma voltou a descer à segunda divisão. Permaneceu na segunda divisão durante seis anos. Na maioria das temporadas os resultados foram bastante fracos, ficando muito perto de descer para a terceira divisão. Contudo, o Osasuna conseguiu manter-se e voltou a subir para a primeira divisão em 2000-2001 depois de conseguir o 2º lugar na temporada anterior.

Com a entrada do novo milénio o clube não conseguiu melhorar os resultados, e na temporada 2001-2002 terminou em 17º lugar muito perto da descida. Na temporada seguinte os resultados foram melhores, o 11º lugar e chegou às meias-finais da Taça do Rei, sendo eliminado pelo Recreativo de Huelva. Na temporada 2004-2005 terminou o campeonato no péssimo 15º lugar mas ainda assim chegou à final da Taça do Rei, perdendo frente ao Real Betis por 2-1. Na temporada 2005-2006 alcançou o 4º lugar no campeonato, um dos melhores resultados na primeira divisão. Desta forma teve acesso à Liga dos Campeões perdendo frente ao Hamburgo SV, mas ainda conseguiu participar na Taça UEFA. Nesta conseguiu chegar às meias-finais mas foi eliminado pelo Sevilha por 2-1. Nas temporada seguinte o Osasuna não conseguiu obter bons resultados, terminando sempre muito perto do fim da tabela. Só em 2011-2012 é que obter um lugar um pouco melhor, o 7º lugar. Na temporada seguinte terminou no péssimo 16º lugar, mas a descida para a segunda divisão acabou por acontecer. Foi então em 2013-2014 terminando em 18º lugar no campeonato.