Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Örebro SK?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Örebro SK foi fundado em 1908 e nos primeiros anos participou em campeonatos distritais e em jogos amigáveis. Em 1924 foi criado o campeonato nacional da Suécia e o Örebro SK começou por jogar na segunda divisão. Em 1925 terminou no último lugar mas devido à regra fieldowner manteve-se na segunda divisão. Em 1926 esteve muito perto de subir para a primeira divisão, no entanto, perdeu o jogo contra o Westermalms IF por 0-4 não conseguindo assim a promoção. Em 1928 o clube acabou por descer para a terceira divisão conseguindo voltar para a segunda divisão só em 1933. Jogou nesta por três temporadas, conseguindo em 1934 o 2º lugar mas em 1936 não conseguiu bons resultados e acabou por descer para a terceira divisão. O Örebro SK conseguiu retornar à segunda divisão em 1940 e no ano seguinte foi vice-campeão mas ainda assim não conseguiu a promoção.

Passados seis anos a competir na segunda divisão, o Örebro SK conseguiu finalmente a promoção para a primeira divisão. Contudo, esta subida foi apenas por uma temporada voltando a cair para a segunda divisão na temporada seguinte. Em 1947 a jogar então na segunda divisão o clube alcançou bons resultados e depois de vencer frente ao Surahammar no play off, alcançou a promoção para a primeira divisão, desta vez para ficar vários anos. Depois de vários anos a jogar na maior liga de futebol da Suécia o clube conseguiu o seu melhor resultado em 1952 ao terminar no 8º lugar. No ano seguinte, as prestações do clube não foram iguais, bem pelo contrário. O clube não conseguiu segurar a manutenção e desceu para a segunda divisão.

Orebro-SKEm 1960 o clube conseguiu retornar para a primeira divisão e em 1962 alcançou um excelente resultado ao terminar no 6º lugar da tabela classificativa. Nas temporadas seguintes o clube terminou sobretudo a meio da tabela classificativa no entanto em 1967 alcançou um bom resultado ao terminar na 3ª posição. No início dos anos 70 o Örebro SK esteve muito perto de cair para a segunda divisão. As temporadas seguintes não foram melhores, no entanto, o clube conseguiu sempre a manutenção. Depois de 18 temporadas consecutivas a competir na primeira divisão, o Örebro SK acabou por descer para a segunda divisão em 1978. Em 1979, 1980 e 1981 o clube foi vice-campeão da segunda divisão, perdendo para o IK Brage e o AIK, não conseguindo assim a promoção. Em 1982 o clube perdeu vários jogadores e a temporada correu bastante mal, não conseguindo melhor que o 5º lugar. No ano seguinte o presidente do clube quis inverter os maus resultados e contratou novo jogadores. Apesar disto, a qualidade dos novo jogadores não foi suficiente e o Örebro SK terminou no 3º lugar. Nas temporadas seguintes o clube continuou a lutar pela promoção à primeira divisão mas tornou-se bastante difícil.

O Örebro SK conseguiu finalmente a promoção à primeira divisão em 1988. Esta subida correu bastante bem, o clube rapidamente se estabeleceu no topo da tabela classificativa. Nos anos 90 o Örebro SK conseguiu, em várias temporadas, ficar perto do título mas acabou sempre por perdê-lo para outra equipa. Em 1993 ficou muito perto de cair de divisão, terminando o campeonato no 12º lugar, contudo, venceu o último jogo contra Vasalund/Essinge IF alcançando assim a manutenção. A temporada de 1994 foi uma das melhores temporadas da história do Örebro SK, lutando pelo título até ao último jogo do campeonato. O clube acabou por perder frente ao IFK Göteborg, garantindo este o título de campeão. No ano seguinte os resultados foram completamente diferentes, não conseguindo ficar nos três primeiros lugares.

Em 1996 o clube começou muito mal a temporada, contudo, conseguiu terminar no 5º lugar fazendo exibições impressionantes na segunda metade da temporada. No ano seguinte os resultados foram tendencialmente melhores, alcançando o 4º lugar. Nas temporadas seguintes o clube começou sempre mal mas acabou por conseguir subir na tabela. No ano 2000 o Örebro SK conseguiu chegar ao 3º lugar mas depois de bons e maus resultados o clube acabou por ficar no 10º lugar. Nas temporadas seguintes os resultados foram bastante idênticos, terminando a meio da tabela. Em 2004 o Örebro SK teve uma temporada bastante negra. Teve de lutar muito para que não descesse à segunda divisão, no fim, o esforço foi compensado e o clube conseguiu a manutenção. No ano seguinte o clube entrou em grandes dificuldades financeiras, ficando com um grande défice. Devido a estes problemas o clube acabou por ser rebaixado para a segunda divisão por não ter as finanças do clube dentro dos parâmetro da Associação de Futebol da Suécia. Depois de dois anos sem glória, o Örebro SK em 2006 conseguiu finalmente subir à primeira divisão. Nas temporadas seguintes os resultados não foram os esperados, nem pelo clube nem pelos adeptos. Terminou sobretudo a meio a tabela classificativa. Em 2012 não conseguiu segurar a manutenção e terminou no 15º lugar caindo para a segunda divisão. Esta descida foi bastante rápida, já que o clube em 2013 conseguiu a promoção para grande liga sueca. Em 2014 o clube conseguiu bons resultados, alcançando o excelente 6º lugar e ficando bem longe de qualquer descida de divisão.