Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Olhanense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio José Arcanjo
José Arcanjo
  • País: Portugal
  • Cidade: Olhão
  • Capacidade: 5.661

Ver ficha

Foi no ano de 1912, pela vontade de alguns jovens de Olhão em jogar futebol, uma modalidade ainda recente em Portugal e pouco conhecida, que nasceu o Sporting Clube Olhanense.

Os jovens do clube tinham qualidade, e a equipa fez sucesso logo nos primeiros anos de existência e em 1924 foi mesmo campeã nacional, no antigo Campeonato de Portugal, disputado por eliminatórias. Em 1934 foi criado o novo modelo de campeonato, com a Primeira e a Segunda Ligas, e logo em 1936 o Olhanense venceu a Segunda Liga, mas como ainda era um campeonato recente e ainda com um débil regulamento, o clube manteve-se na Segunda Liga.

Finalmente na época de 40/41 o clube vence novamente a Segunda Liga e ascende à Primeira, conseguindo, no primeiro ano entre os grandes, um 5º lugar, e na epoca de 45/46, atinge a sua melhor classificação de sempre nos campeonatos nacionais, com um honroso 4º lugar. Depois dos bons resultados e clube deixou-se levar e acabou por se perder, tendo descido de divisão.

Em 1959 o Olhanense construiu a sua própria sede, sendo qualificada na altura como um dos edifícios mais sofisticados de todo o Algarve.

Em 1964 o clube regressa à Primeira Liga, mas os anos eram outros e agora factores monetários e económicos importavam, o que fez com que o clube atravessasse anos difíceis, com sucessivas despromoções, sendo em 1970 campeão da 3ª Divisão.

Depois de mais de 30 anos sem qualquer titulo, ou resultado positivo de relevo, o Olhanense consegue em 2008 voltar a vencer a Segunda Liga, regressando assim à companhia dos grandes, onde se tem conseguido manter com todo o mérito.