Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Oeste?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio dos Amaros
Amaros
  • País: Brasil
  • Cidade: Itápolis
  • Capacidade: 13.444

Ver ficha

O Oeste Futebol Clube foi fundado em 1921 na cidade de Itápolis, no interior do estado de São Paulo, por dois irmãos, um adepto do Flamengo e outro do Fluminense. Devido a esta divergência de paixões, os dois irmãos decidiram apostar num jogo local para decidir quais seriam as cores e nome do novo clube. No fim da partida, venceu a aposta o adepto do Flamengo, abrindo então mão do nome mas não prescindindo de adoptar as cores e o emblema do histórico do Rio de Janeiro.

Durante longos anos a equipa cingiu-se ao futebol amador, disputando o seu primeiro campeonato oficial da Federação Paulista de Futebol em 1954, e de forma pontual, visto que depois disto voltariam a abandonar as competições oficiais por cerca de mais dez anos, voltando a disputar a competição da FPF em 1965. Ainda assim, foi só a partir de 1969 que o Oeste começou a disputar as provas promovidas pela Federação Paulista de Futebol de forma mais assídua.

Em 1988 acontece a primeira grande conquista do Oeste, mais simbólica do que material, com a conquista da promoção à Série A3 estatal depois de um vice-campeonato. Em 1992 o clube dá um novo pulo nas divisões estatais ao conquistar o título de campeão da Série A3 do Campeonato Paulista. Ainda assim, este pulo foi alto demais para a equipa, e o Oeste sofreu duas despromoções nos anos que se seguiram, voltando a competir nos escalões inferiores do campeonato estatal até 1997 quando inicia uma nova escalada nos campeonato estatais, com três subidas consecutivas, conquistando pelo caminho o título de campeão da Série B do Campeonato Paulista.

Já no novo milénio o Oeste continuou o seu dourado caminho, vencendo em 2002 a Série A3 do Campeonato Paulista, e conseguindo assim o acesso à secundária divisão do campeonato estatal, que venceria também no ano seguinte, alcançando assim a promoção ao principal escalão do Campeonato Paulista. As andanças do Oeste no Campeonato Paulista chagariam ao fim, pela primeira vez em 2005, depois de perder 12 pontos por irregularidades cometidas. O regresso do Clube à Série A1 do Campeonato Paulista acabaria por acontecer novamente em 2008 tendo a partir daí começado a realizar melhores campanhas que em três anos o conduziram à conquista do seu primeiro título máximo estatal, com a conquista do Campeonato Paulista do Interior em 2011.

Depois da estreia nos campeonatos nacionais em 2010, na Série D, o Oeste conquistou a sua primeira promoção neste nível em 2011, chegando assim à Série C, da qual se tornaria campeão logo em 2012, conquistado assim o seu primeiro título nacional.