Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Nuremberga?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio grundig
Grundig Stadium
  • País: Alemanha
  • Cidade: Nuremberga
  • Capacidade: 50.000

Ver ficha

O Nuremberga foi fundado em 1900 por um grupo de jovens que se reuniam num bar locar, tendo como principal objectivo criar um uma equipa de futebol e outra de rugby. Até 1909 o clube lutou muito para conquistar o campeonato da Alemanha Meridional. Contudo, só depois da Primeira Guerra Mundial, é que o Nuremberga conseguiu impor o seu domínio no mundo do futebol alemão. De 1918 a 1922 o clube conseguiu estar invencível por 104 jogos consecutivos, mostrando assim o seu bom futebol e garra em vencer. Em 1927 o clube conseguiu conquistar o campeonato, no entanto, nos anos seguintes a equipa não conseguiu acompanhar a evolução do futebol na Alemanha. Outros clube conseguiram fortalecer-se e tornaram-se os melhores clube, ficando o Nuremberga para trás. Na temporada 1933-1934 ainda chegou à final mas perdeu contra o Schalke 04. Esta decadência ficou mais acentuada na época do Terceiro Reich.

nuremberg 1968

Equipa do Nuremberga em 1968 quando venceu a Bundesliga

Na temporada 1945-1946 a jogar na Oberliga conseguiu alcançar o 2º lugar. Contudo a sua volta aos títulos aconteceu nas suas temporadas seguintes, conquistando o 1º lugar. Nas temporadas seguintes os resultados da equipa foram bastante bons mas sem conseguir alcançar mais títulos. Tal só veio a acontecer na temporada 1960-1961, sendo então campeão alemão. Na temporada seguinte venceu a Taça da Alemanha, derrotando o Fortuna Düsseldorf. Com estes dois últimos resultados o clube passou a ser considerado um dos melhores clube do país, sendo naturalmente convidado para fazer parte da Bundesliga, criada então em 1963. Nos seus primeiros anos na Bundesliga, o Nuremberga terminou sempre a meio da tabela classificativa. Só na temporada 1967-1968 é que o clube conseguiu mais uma vez alcançar o 1º lugar no campeonato, sendo então, o seu primeiro título na Bundesliga. Na temporada seguinte os resultados foram péssimos. Devido às grandes alterações na equipa que o treinador realizou, levo o Nuremberga até ao fim da tabela. Terminou em 17º lugar e assim desceu para a Regionalliga. Na temporada 1969-1970 a jogar nesta competição, a equipa terminou em 3º lugar não conseguindo assim subir novamente para a Bundesliga. Depois de jogar umas temporada na Regionalliga, o Nuremberga consegue subir à 2.Bundesliga em 1975 depois de terminar no campeonato em 2º lugar. Permaneceu nesta durante quatro temporadas, conseguindo sempre bons resultados, mas falhando nos play-offs para subir de divisão. A subida acabou por acontecer em 1978, no entanto, na sua volta à Bundesliga o clube terminou no péssimo 17º lugar, retornando para a segunda divisão. No fim dos anos 70 o Nuremberga alcança o 1º lugar na segunda divisão subindo assim novamente para a primeira divisão.

Nos anos 80 o clube começou a jogar na bundesliga mas ficando sempre a meio da tabela classificativa. Na temporada 1981-1982 apesar de terminar em 13º lugar no campeonato, conseguiu chegar à final da Taça da Alemanha, sendo derrotado pelo Bayern Munich por 4-2. O Nuremberga estava na altura ainda muito instável não conseguindo sequer chegar perto do topo da tabela. A descida de divisao acabou por acontecer, depois de em 1984 terminar em 18º lugar no campeonato. Na temporada seguinte alcançou o 1º lugar e assim subiu para a Bundesliga. Até ao fim dos anos 80 o clube permaneceu sempre na Bundesliga mas com fracos resultados. Só em 1989 é que alcançou o 5º lugar e assim teve acesso à Taça UEFA. Nesta competição europeia o clube não conseguiu passar da 1º fase, sendo eliminado pelo AS Roma.

Nas primeiras temporadas dos anos 90 o Nuremberga não conseguiu impor o seu futebol perante as outras equipas. Também devido a problemas financeiros, o clube terminou sempre no fundo da tabela. A descida para a 2.Bundesliga acabou por acontecer em 1994 ao terminar o campeonato em 16º lugar. Jogou na segunda divisão durante duas temporadas. Em 1995-1996 devido aos graves problemas financeiros, o clube levou uma penalização de seis ponto, terminando então o campeonato em 17º lugar, descendo desta forma para a Regionalliga. Apesar de tudo, o clube conseguiu reagir bem a todos estes inconvenientes e terminou em 1º lugar alcançando assim a subida para a 2.Bundesliga. Nesta em 1998. conseguiu o terceiros lugar e assim garantiu um lugar na liga de futebol mais importante da Alemanha. Na sua voltas, as prestações do clube foram muito fracas. Ao começar bem o campeonato, logo foram descendo na tabela classificativa. Num jogo onde se decidiria tudo, o Nuremberga não conseguiu ser superior, levando-o para a 2.Bundesliga.

nuremberg 2007

Estádio Olímpico repleto de adeptos para a Final da Taça da Alemanha em 2007, de onde o Nuremberga saiu vencedor

Com a entrada do novo milénio, o Nuremberga em 2001 alcançou o 1º lugar na 2.Bundesliga voltando a subir para a Bundesliga. Permaneceu nesta por duas temporadas, mas em 2003 voltou a escorregar e terminou o campeonato em 17º lugar. O seu retorno à segunda divisão, o clube reagiu muito bem, conseguindo o 1º lugar assim voltar a grande liga alemã. O clube ainda não tinha qualidade suficiente para se manter na primeira divisão, mostrando grande instabilidade com as subidas e descidas sucessivas. Na temporada 2006-2007 o clube alcança o óptimo 6º lugar conseguindo assim acesso à Taça UEFA. Nesta mesma temporada o Nuremberga venceu a Taça da Alemanha, conseguido derrotar na final o VfB Stuttgart por 3-2. Na temporada seguinte o clube voltou a cair pela tabela classificatória, terminando em 16º lugar e assim voltou a descer para a 2.Bundesliga. Jogou nesta apenas por uma temporada, alcançando o 3º lugar e assim subiu novamente para a Bundesliga. Na sua volta os resultados não foram bons, terminando em 16º lugar. Ainda assim conseguiu a manutenção. Na temporada 2010-2011 o Nuremberga melhorou os seus resultados, acabando o campeonato em 6º lugar. Na temporada 2012-2013 o Nuremberga terminou o 9º lugar mas foi na temporada seguinte que o clube voltou a escorregar, caindo para o 17º lugar e assim desceu para a 2. Bundesliga.