Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Nova Iguaçu?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

laranjao
Laranjão
  • País: Brasil
  • Cidade: Nova Iguaçu
  • Capacidade: 1.800

Ver ficha

O Nova Iguaçu Futebol Clube foi fundado em 1990 na cidade que lhe dá jus ao nome, no estado do Rio de Janeiro. Com o apoio de jogadores profissionais como Zinho e Zico, estrelas no Brasil, o Nova Iguaçu conseguiu logo em 1991 a cedência por parte do governo de um terreno para a construção do seu centro de treinos, onde actualmente se localiza também o Estádio Jânio Moraes.

A primeira disputa profissional da equipa acontece em 1994 na Série B do Campeonato Carioca, festejando de imediato o primeiro título de clube, que também lhes valeu a subida à segunda divisão estatal, à altura: Módulo Intermediário. Motivados para chegar à elite do futebol carioca, o Nova Iguaçu esteve muito perto disso pela primeira vez em 1996, quando até chegou à final da divisão que disputava, mas perdeu por 2-0 diante da Associação Atlética Portuguesa.

Depois disto seguiram-se duas campanhas francamente abaixo da média, conseguindo-se no entanto manter na divisão que disputava, para em 1999 se voltar a apresentar a bom nível caindo apenas na fase final do campeonato. A promoção viria finalmente a acontecer em 2005 ao vencer a Série B do Campeonato Carioca ao superiorizar-se na fase final ao Bangu, ao Boavista e ao Angra dos Reis.

Na primeira temporada a disputar o principal escalão do Campeonato Carioca o Nova Iguaçu não conseguiu surpreender e terminou no 11º posto da tabela, apenas um lugar acima da zona de despromoção. Em 2007 a relegação acontece mesmo e o Nova Iguaçu regressa assim à Série B do Campeonato Carioca em 2008. É também neste ano de regresso à divisão secundária do futebol estatal que o Iguaçu arrecada um novo troféu com a conquista da Copa Brasil ao derrotar o Americano numa final a duas mãos com o agregado de 4-2. Ainda assim seriam necessárias mais duas temporadas para que o Nova Iguaçu chegasse de novo à Série A do Campeonato Carioca com a 2ª posição na Série B de 2010.

De regresso à elite do Rio de Janeiro, o Iguaçu conseguiu a manutenção na primeira temporada com uma, muito bem conseguido, 9º lugar na prova, que se repetiu em 2012, ano em que conquista também mais um título da Copa Rio. Ainda assim, os jogadores deixaram-se levar por esta sequência de boas exibições e a campanha no Campeonato Carioca de 2013 acabou por ficar aquém das expectativas, tendo-se classificado apenas na 11ª posição.