Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Nigéria?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Nacional de Futebol da Nigéria representa o seu país e é organizada e orientada pela Federação de Futebol da Nigéria que nasceu em 1945. A equipa da Nigéria participou em vários jogos não oficiais desde 1930. O primeiro jogo oficial da Nigéria foi em Outubro de 1949 quando ainda era uma colônia britânica. O primeiro grande triunfo da selecção nigeriana foi em 1980 vencendo pela primeira vez a Taça das Nações Africanas. Depois de vários anos sem conseguir nenhuma vitória nas competições em que participou, foi em 1994 que a Nigéria alcançou mais um grande triunfo. Venceu pela segunda vez a Taça das Nações Africanas.

nigeria 2014

Equipa da Nigéria no Mundial de 2014 no Brasil

A Nigéria participou pela primeira vez numa Taça do Mundo em 1994 integrando o Grupo D com a Bulgária, Argentina e Grécia. Venceu a Bulgária por 3-0, derrotou a Argentina por 2-1 e ganhou à Grécia por 2-0. Sem perder um único jogo, a Nigéria terminou no 1º lugar do grupo seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final a Nigéria enfrentou a Itália, saindo esta última vencedora por 2-1. Passados quatro anos a selecção da Nigéria voltou a qualificar-se para o Campeonato do Mundo. Ficou no Grupo D com o Paraguai a Espanha e Bulgária. Venceu a Espanha e o Bulgária mas perdeu contra o Paraguai por 1-3. Ainda assim passou aos oitavos-de-final ficando no 1º lugar do grupo. Apesar das boas exibições da equipa, foram eliminados nos oitavos-de-final ao perdeu por 4-1 contra a Dinamarca.

Na Taça do Mundo de 2002 a Nigéria conseguiu qualificar-se mas foi eliminada na fase de grupo ao terminar em último lugar no grupo F. Voltou a qualificar-se para o Mundial em 2010 integrando o grupo da Argentina, da Coreia do Sul e da Grécia. As suas prestações não foram as melhores e a Nigéria terminou no último lugar do grupo sendo por isso eliminada da competição. Em 2013 a Nigéria voltou a vencer mais um título ao vencer pela terceira vez a Taça das Nações Africanas. Derrotou na final por 1-0 o Burkina Faso e sagrou-se campeão de África. No Mundial de 2014 realizado no Brasil, o Nigéria ficou no grupo da Argentina, Irão e Bósnia e Herzegovina. Empatou a zero contra o Irão, perdeu 2-3 contra a Argentina mas ganhou à Bósnia e Herzegovina por 1-0. Desta forma conseguiu o segundo lugar do grupo e seguiu para os oitavos-de-final. Nesta fase, jogou contra a França, saindo esta última vencedora por 2-0 e eliminando a Nigéria da competição.