Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Newcastle?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

St James Park
St. James' Park
  • País: Inglaterra
  • Cidade: Newcastle
  • Capacidade: 52.387

Ver ficha

O Newcastle United Football Club foi fundado a partir da união de duas equipas da cidade de Newcastle upon Tyne no ano de 1892. Antes do futebol ter aparecido pela primeira vez na cidade, em 1877, lá existiam apenas clubes de cricket que, com a adesão que o novo desporto conseguiu em Newcastle, se viram obrigados a criar os seus próprios departamentos futebolísticos. O primeiro foi o Stanley Cricket Club, da região de Byker, que para que a sua equipa se distinguisse das restantes a nomeou de Newcastle East End FC. No mesmo ano foi fundado na cidade de Town Moor por iniciativa do clube de cricket da região o Newcastle West End FC que, depois de algumas mudanças de sede se acabou por fixar definitivamente em St. James’ Park.

Equipa do Newcastle que venceu o 1º título da história do clube.

Equipa do Newcastle que venceu o 1º título da história do clube.

Os dois clubes chegaram a ser rivais no Campeonato do Norte Inglês, mas depois da formação do campeonato nacional os conjuntos acabariam por seguir caminhos distintos. O clube de Este, motivado pelo novo e mais competitivo campeonato decidiu embarcar na profissionalização da equipa, enquanto que o conjunto Oeste, muito por culpa de dificuldades financeiras, foi obrigado a manter-se no campeonato regional o que em 1892 os obrigou a fundirem-se com os rivais do Newcastle Est. Com isto também muitos dos jogadores e elementos do staff do Newcastle West se mudaram para o novo clube, tal como aconteceu até mesmo com o Estádio St. James’ Park. Com esta fusão surgiu também a necessidade de renomear a própria equipa, sendo Newcastle United Football Club a ser o nome escolhido.

Na primeira época oficial da equipa, logo em 1982/83, conseguiram o 2º posto do campeonato regional do norte, o que lhes valeu um lugar na 2ª divisão do futebol inglês na temporada que se seguiu. Nesse escalão acabariam por passar 5 temporadas, até que em 1897/98, com mais um 2º lugar, conseguiram nova subida de divisão, alcançando assim a Primeira Divisão Inglesa. Tendo tido um bom início neste escalão, o Newcastle não demorou a conseguir aproximar-se dos lugares cimeiros, conseguido o primeiro pódio em 1901/02 que terminaram na 3ª classificação. Apenas duas temporadas depois, em 1904/05, o clube chegaria mesmo a conquista do seu primeiro título de campeão nacional, ao Everton por apenas 1 ponto. Também na Taça de Inglaterra a equipa conseguiu uma boa prestação, tendo nesta e na temporada que se seguiu conseguido atingir a final, onde no entanto acabou derrotada. Mas este grande início de século não ficaria por aí visto que, nas épocas 1906/07 e 1908/09 o Newcastle voltou a conquistar o título de campeão inglês, concluindo ainda esta década com as vitórias na Taça e na Supertaça de Inglaterra na temporada 1909/10.

Na aproximação à 1ª Guerra Mundial as prestações do Newcastle começaram a perder aproveitamento, o que se manteve depois da paragem causada pela guerra entre 1914 a 1919. Por isto um novo título do Newcastle viria a aparecer apenas em 1923/24, com a conquista de mais uma Taça de Inglaterra. Depois disto, e sem que nada o fizesse prever, na época 1926/27 o Newcastle saltou do 10º posto, conseguido na temporada anterior, para o 5º título de campeão inglês da história.

Já na década de 30, o Newcastle começou por festejar mais um título, em 1931/32 quando venceu mais uma Taça de Inglaterra, mas apenas duas épocas depois o passaria do “céu ao inferno”, tendo a 21ª posição na Primeira Liga Inglesa ditado a sua descida à 2ª divisão em 1933/34. Ainda antes da nova interrupção nas competições causada pela 2ª Grande Guerra, o Newcastle esteve perto de mais uma descida quando 1937/38 um 19º posto no 2º escalão de futebol inglês deixou os seus adeptos à beira da fúria. Depois de mais cinco épocas marcadas pelo conflito, a equipa de Newcastle voltou determinada a regressar aos grandes palcos ingleses, o que conseguiu com a 2ª posição na 2ª divisão inglesa em 1947/48, logo duas épocas após o reatamento das competições.

Tendo conseguido de imediato regressar ao top 5 da Primeira Liga, os primeiros triunfos da equipa aconteceram na Taça de Inglaterra e de forma consecutiva nas temporadas 1950/51 e 51/52. O sucesso na taça foi ainda conseguido por mais uma vez na década, em 54/55, mas no campeonato o Newcastle voltava a enfrentar enormes dificuldades em impor-se, o que acabou por resultar em mais uma despromoção, esta em 1960/61. Foram então quatro as épocas que o clube disputou na 2ª divisão, até em 1964/65 conseguir regressão à primeira liga, trazendo consigo o título de campeão da 2ª divisão. Desta vez a sua vida no campeonato nacional estava ainda mais dificultada visto que o nível competitivo dos clubes havia já escalado de forma estonteante, por isso o Newcastle ficou quase sempre remetido à metade inferior da tabela. Ainda assim, depois de uma temporada de 67/68 em que ficaram classificados na 10ª posição, os Magpies conseguiram mesmo o convite para a disputa do troféu internacional da Taça das Cidades com Feira e, depois de derrotar o Vitória de Setúbal nos quartos de final e o Rangers na meia final, venceram o título na sua primeira prova internacional ao derrotarem o Újpest FC da Hungria.

Depois desta grande estreia internacional, o Newcastle repetiu a participação na prova nos dois anos seguintes, mas nunca mais com a performance da 1ª disputa. Também no campeonato a equipa se deixou levar pela posição central que ocupavam na tabela voltando novamente na década de 70, mais precisamente em 1977/78 a ser despromovida depois de mais um 21º lugar na Primeira Divisão Inglesa. O regresso à primeira divisão foi apenas obtido depois de mais 5 angustiantes temporadas que culminaram com uma 3ª posição na liga em 1983/84, relançando assim novamente o Newcastle junto dos grandes ingleses. No entanto, mais uma vez esta subida acabará por se revelar sol de pouca dura, com o Newcastle a ser, logo depois de quatro épocas relegado novamente.

Este era então um verdadeiro período de crise dentro de toda a estrutura da equipa que, em 1991/92 está mesmo perto de descer para a 3ª divisão inglesa. Ainda assim, depois a uma mudança na presidência que resultou em mais dinheiro para equipa e jogadores, o Newcastle conseguiu segurar a manutenção na 2ª divisão para, em 1992/93 recuperar o seu lugar na já forma Premier League com mais um título de campeão da 2ª divisão inglesa.

Jogadores do Newcastle festejam a conquista da Taça das Cidades com Feira em 1969.

Jogadores do Newcastle festejam a conquista da Taça das Cidades com Feira em 1969.

O regresso da equipa à Premier League foi realmente bem conseguido e o Newcastle começou logo a reclamar uma posição entre os primeiros ao conseguir nas 4 primeiras épocas dois 2º lugares, um 3º e um 6º. Como resultado disto, em 1997/98 estrearam-se na Liga dos Campeões onde acabariam por ceder logo na fase de grupos. Daí em diante tornaram-se comuns as participações da equipa nas competições europeias, mas sempre conseguidas graças às boas prestações na Taça de Inglaterra visto que no campeonato a equipa havia entrado em mais uma fase de recessão.

Foi então preciso esperar até 2001/02 para voltar a ver o clube nos lugares cimeiros da tabela, o que foi conseguido nessa temporada com um 4º posto. A 3ª posição na seguinte época e a 5ª em 2003/04 davam boas indicações de um Newcastle ao mesmo nível do que havia iniciado o séc XX, mas o 14º lugar em 2004/05 deixou toda a gente alarmada para o que daí viria, mais uma despromoção do Newcastle, esta em 2008/09 depois de um 18ª lugar na Premier League. Ainda assim, antes disto, em 2006/07 o clube conseguiu mais um troféu internacional: a Taça Intertoto, que venceu por ter sido a equipa que conseguiu melhor prestação na Taça UEFA depois de ter conseguido a qualificação para esta prova por play-offs.

Apesar da despromoção o Newcastle foi mais rápido que nunca a recuperar o seu lugar na Premier League, tendo regressado à elite inglesa de imediato e com mais um título de campeão da 2ª divisão no palmarés. No entanto, os Magpies não conseguiram mais do que voltarem a consolidar-se no meio dos gigantes ingleses, tendo a sua melhor classificação desde a promoção sido um 5º lugar em 2011/12, enquanto que na mais recente época de 2013/14 terminaram alojados no 10º lugar.