Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Naval?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação Naval 1º de Maio foi fundada na Figueira da Foz a 1 de Maio de 1893 por operários e sucedeu a extinta Associação Naval Figueirense. Inicialmente a Associação dedicava-se apenas aos desportos náuticos, mas em 1937, com o objectivo de acompanhar os desenvolvimentos culturais e aumentar o número de actividades a oferecer aos seus associados, foi criado um conjunto de actividades extra, entre elas, o futebol. Como resultado de todo este desenvolvimento a Associação Naval 1º de Maio foi a terceira a ser reconhecida no Comité Olímpico Português, o que é um motivo de orgulho para todos os sócios.

A 4 de Julho de 1997 abateu-se uma catástrofe sob o clube, quando um incêndio na sua sede destruiu praticamente todo o seu enorme espólio e história. Apesar do abalo que a perca de grande parte do espólio do clube fez nos seus dirigentes e sócios, os jogadores souberam transformar toda essa tristeza em força e começaram a trabalhar para levar o clube mais longe.

Finalmente na época 2002/2003 a Naval começou a mostrar-se aos grandes ao atingir as meias finais da Taça de Portugal. Logo se viu era um clube de garra e duas épocas depois, em 2005/2006 a Naval consegue finalmente atingir a Primeira Liga, sendo este um enorme feito para o clube.

Depois de quatro anos de luta constante pela manutenção a Naval consegue um confortável 8º lugar na época 2009/2010 e repete o feito de atingir as meias finais da Taça de Portugal. Depois de conseguir o melhor ano da história do clube, a nível competitivo, ninguém esperava que logo no ano seguinte a Naval fosse despromovida para a Segunda Divisão Nacional, competição que continua a disputar nos dias de hoje.

Apesar de não ser, de longe, o clube mais bem sucedido de Portugal, é de reconhecer a antiguidade da Associação Naval 1º de Maio que é actualmente a quarta colectividade desportiva mais antiga do país.