Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Nacional da Madeira?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio da Choupana
Estádio da Choupan
  • País: Portugal
  • Cidade: Funchal
  • Capacidade: 5.500

Ver ficha

O Nacional da Madeira nasceu a 8 de Dezembro de 1910, fruto da vontade da população madeirense em jogar futebol, modalidade que apareceu na ilha através duma comunidade inglesa que lá residia. Inicialmente o clube utilizou o Campo do Brás para disputar os seus jogos, até que, em 1925, arrancava a construção do Stadium dos Barreiros, apesar de o clube disputar apenas competições regionais.

Finalmente em 75/76 o clube vence o Campeonato da Madeira e ascende aos campeonatos nacionais, para jogar na 3ª Divisão. Na época seguinte o clube mostrou mesmo ter qualidade o sobe novamente, desta feita para a Liga de Honra.

Em 87/88, dez anos depois de ter atingido a Liga de Honra, o Nacional chega mesmo à Primeira Liga, tendo-se mantido por lá até 1992, ano em que se inicia uma fase negra do clube, que em 1995 se via na II Divisão B.

Dois anos depois, com uns impressionantes 78 pontos, o Nacional da Madeira vence a II Divisão B e está de novo na Liga de Honra, não por muito tempo, pois no ano seguinte o clube volta a regredir, e fica na II Divisão B por mais dois anos. Em 1999/2000 o clube conquista o título da II B e logo no ano seguinte garante também a subida à Primeira Divisão.

Em 2004 a equipa consegue um fantástico 4º lugar na tabela, melhor qualificação de sempre do clube, alcançando também a qualificação para a Taça UEFA, abrindo assim as portas à iniciação do clube nas competições europeias.

Desde aí, o clube não pára de crescer, conseguindo em 2007 construir o seu próprio Estádio, deixando o Estádio dos Barreiros, que era na altura partilhado com o Marítimo, e é tido como um adversário difícil para qualquer equipa.