Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Mirassol?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Mirassol Futebol Clube foi fundado em 1925 na cidade que lhe dá jus ao nome, no interior do estado de São Paulo. Com as cores amarelas e verdes vestidas, a equipa de Mirassol apenas se estreou em campeonatos oficiais em 1951, tendo até aí disputado torneios amadores e partidas amigáveis.

Então em 1951 o Mirassol estreia-se na Série A2 do Campeonato Paulista, mas a experiência não agradou e por isso voltaram no ano seguinte a disputar partidas amadoras. O clube regressa então aos campeonatos profissionais após 9 anos de afastamento, em 1960. Durante este período em que o Mirassol esteve longe dos campeonatos da Federeção Paulista surgiu na cidade uma nova equipa com quem viriam a criar uma grande rivalidade – o Grêmio Recreação Esporte e Cultura Mirassol.

Com o regresso do Mirassol à competição em 1960 os clube começam a defrontar-se na Série A3 nas temporadas de 1962 e 63. Depois deste inicio de rivalidade que era ainda mais acentuada pelo facto de o Grêmio já ter conquistado um título – dá Série B em 1961 – e o Mirassol, com mais anos de existia não possuía nenhum. No entanto, os dirigentes das equipas achavam que juntos podiam ser mais fortes, e foi por isso que em 1964 as equipas se uniram, passando a chamar-se Mirassol Atlético Clube e a vestir um equipamento azul e branco.

Foi assim que durante mais 3 temporadas disputaram o Campeonato Paulista, voltando a interromper a sua participação em provas estatais de 1969 a 1971. Vivia-se então um período de larga instabilidade na equipa, com a parte da dirigencia que provinha do Grêmio a ser acusa de displicência. Em 1972 a equipa volta ao campeonato estatal mantendo-se lá até 1976 quando, agora por falta de recursos, voltar a ficar de fora da prova. Três temporadas depois a equipa volta ao campeonato estatal para disputar a 5º divisão, actualmente extinta, conseguindo de imediato a subida à Série A3.

Em 1983 os dirigentes do Mirassol decidiram abandonar de vez a parte do Grêmio e voltaram a chamar-se Mirassol Futebol Clube e a vestir os equipamentos amarelos e verdes. Disputaram a Série A3 do Campeonato Paulista até 1985 quando conseguiram escalar para a Série A2. Estiveram na segunda divisão estatal por 7 temporadas, caindo em 1993 para a Série A3 que vence em 1997, para assim regressar à divisão acima.

Motivados pela subida, mantiveram-se na Série A2 até 2003, quando inúmeras alterações no plantel deram errado e o Mirassol voltou a cair para a Série A3. A passagem por esta divisão seria curta, de apenas uma temporada, visto que o clube verde e amarelo consegue de imediato a promoção. De novo motivada, a equipa do Mirassol foi melhorando de época para época e, finalmente em 2007 alcança a subida para junto da elite Paulista com a 3ª posição na Série A2.

A estreia na Série A do Campeonato Paulista não podia ter corrido melhor, com o Mirassol a garantir a manutenção com a 8ª posição em 2008 e 7ª em 2009, classificando-se assim para disputar a Série D e o Torneio do Interior, onde não foi tão bem sucedido. Em 2010 as coisas complicaram-se e o Mirassol esteve muito perto da descida. No entanto, em 2011 o clube conseguiu mais um 7º posto na tabela, voltando assim a qualificar-se para a disputa da Série D do Brasileirão onde atingiu os oitavos de final, ficando a uma vitória da qualificação à Série C.

Em 2012 o clube não consegue qualificar-se para nenhuma prova extra, depois de se classificar na 9ª posição da tabela, que ainda assim lhes garantiu uma segura manutenção. Infelizmente para os adeptos, na recente temporada de 2013 as coisas não correram da melhor forma e o Mirassol acabou relegado à Série A2 do Campeonato Paulista.