Sugerir atualização
Tem mais informação sobre México ?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O futebol começou a ser praticado no México na década de 1920 por estrangeiros, contudo, em 1922 o embaixador do México na Guatemala convidou uma série de jogadores, os melhores jogadores mexicanos, para participar num campeonato na América. Este senhor, Juan de Dios Bojorquez, foi o primeiro representante da selecção mexicana no estrangeiro. Estes primeiros jogos não foram reconhecidos como os primeiros jogos da selecção porque a equipa não teve o aval da Federação. Em 1923 esta equipa conseguiu ser formalmente reconhecida como a Selecção do México e começou a participar em jogos amigáveis a 9 de Dezembro. Passados quatro anos, a equipa voltou aos jogos e disputou um amigável frente à Selecção de Espanha no dia 12 de Junho de 1927. Neste mesmo ano, no dia 9 de Agosto, foi criado oficialmente o orgão que rege a equipa de futebol – a Federação Mexicana de Futebol. Deste então que é esta que organiza, administra, quer financeiramente ou desportivamente a equipa. O primeiro torneio oficial da equipa foi nos Jogo Olímpicos de Verão de 1928. Nesta competição a Selecção Mexicana voltou a defrontar a Espanha nos oitavos-de-final, mas foram derrotados por 7-1.

mexicoEm 1930 a Selecção do México participou na Taça do Mundo FIFA e ficaram no grupo da Argentina, Chile e França. O primeiro jogo foi frente à França, saindo esta vencedora por 4-1. Até 1950 a equipa do México não participou em nenhum Mundial. Até 1970 tentou esforçar-se bastante para ter algum impacto da Taça do Mundo ao competir contra as equipas europeias e sul-americanas. Em 1970 jogou a Taça do Mundo e começou o seu percurso com um empate frente à União Soviética. Depois jogou contra El Salvador e venceu por 4-0. A Selecção do México conseguiu então chegar aos quartos-de-final, sendo nestes eliminado pela Itália por 4-1. Para a Taça do Mundo de 1974 o México não conseguiu alcançar a qualificação. Passados quatro anos, em 1978 conseguiu a qualificação mas não conseguiu chegar longe depois de ser derrotado três vezes, frente à Alemanha, Tunísia e Polónia.

Em 1982 a selecção não conseguiu mais uma vez a qualificação para a Taça do Mundo. Só em 1986 é que voltou a participar conseguindo bons resultados no Grupo B. Venceu a Bélgica por 2-1, o Iraque por 1-0 e empatou frente ao Paraguai. Nos oitavos-de-final conseguiu vencer a Bulgária mas nos quartos-de-final não conseguiu a vitória. Perdeu frente a Alemanha Ocidental nos pontapés de grande penalidade. Na Taça do Mundo de 1990 a Selecção do México foi desclassificada por utilizar jogadores com idade superior ao limite permitido pela FIFA na qualificação do Mundial Sub-20 de 1989. Tendo em conta que o problema não foi com a Selecção A do México e estando esta num momento glorioso com o jogador Hugo Sánchez, esta foi um punição bastante dura.

Nos anos 90, a Selecção do México passou a ser comandada por o técnico César Luis Menotti e o futebol da equipa começou a ter bastante sucesso internacional. Na Taça América de 1993 o México conseguiu terminar no 2º lugar da competição, perdendo na final frente a Argentina por 2-1. Desde então que o México tem sido uma equipa presente nas competições da Taça América. Em 1997, 1999 e 2007 alcançou o 3º lugar na competição e em 2001 terminou no óptimo 2º lugar. Na Taça do Mundo de 1998 o México ficou no grupo da Holanda, Coreia do Sul e Bélgica. Conseguiu chegar aos oitavos-de-final mas nesta fase perdeu frente a Alemanha por 2-1. Na Taça das Confederações, foi o México o primeiro pais anfitrião a vencer a taça em 1999. A Selecção mexicana conseguiu vencer na final frente ao Brasil por 4-3, sendo este o primeiro título oficial da FIFA.

Para a Taça do Mundo de 2002 o México teve bastantes dificuldades em conseguir a qualificação. Contudo, passou para a fase de grupos ficando no Grupo G com a Itália, Croácia e Equador. Chegou aos oitavos-de-final onde defrontou os Estados Unidos mas perdeu por 2-0. Neste jogo houve uma grande polémica devido a uma bola na mão num jogador dos Estados Unidos e por uma falta do capitão mexicano que resultou na sua expulsão. Em 2006, na Alemanha, o México conseguiu chegar longe na Taça do Mundo. Competiu no Grupo D, contra o Irão, Angola e Portugal. Alcançou os oitavos-de-final mas perdeu por 2-1 contra a Argentina. Na Taça Ouro da CONCACAF de 2007 o México chegou à grande final onde foi derrotado pelos Estados Unidos por 2-1. Na Taça América do mesmo ano, a selecção mexicana chegou aos quartos-de-final onde venceu o Paraguai por 6-0. No entanto, nas meias-finais perdeu contra a Argentina por 3-0. Assim sendo, disputou o 3º lugar contra o Uruguai saindo vencedor por 3-1.

méxicoO México venceu a Taça Ouro de 2009 ao sair vencedor frente aos Estados Unidos por 5-0. Neste mesmo ano qualificou-se para a Taça do Mundo de 2010 depois de derrotar o El Salvador por 4-1. Na Taça do Mundo de 2010 o México foi colocado no Grupo A, com a África do Sul, França e Uruguai. Chegou aos oitavos-de-final mas foi eliminado pela Argentina. Na Copa Ouro da CONCACAF de 2011 o México passou a fase de grupos, derrotaram a Guatemala por 2-1 nos quartos-de-fina e eliminou as Honduras nas meias-finais por 2-0. Pelo terceiro ano consecutivo, a final foi jogado frente aos Estados Unidos. Começou a perdeu o jogo por 0-2, contudo, o México marcou 4 golos sendo assim o grande Campeão. Em 2012, no Torneio Olímpico de Futebol, o México chegou pela primeira vez à final, depois de vencer o Japão por 3-1. Na grande final, jogada vencer ao Brasil, a selecção mexicana derrotou os brasileiros por 2-1, conquistando assim a medalha de ouro.

Na Taça do Mundo FIFA de 2014 o México ficou no Grupo A com o Brasil, Croácia e Camarões. Terminou no 2º lugar da fase de grupos conseguindo assim seguir em frente. Nos oitavos-de-final defrontou os Países Baixos mas a selecção do México perdeu por 2-1, sendo assim eliminada.