Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Marítimo?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estadio dos Barreiros
Estádio dos Barrei
  • País: Portugal
  • Cidade: Funchal
  • Capacidade: 9.177

Ver ficha

O Club Sport Marítimo foi criado em 1910 por Cândido Gouveia, com o objectivo de alargar o futebol a outras fazes sociais, visto que já existia um outro clube na Madeia, mas era demasiado elitista.

Em 1926 o clube foi inserido no recém criado Campeonato Regional da Madeira e cedo mostrou a sua superioridade. Em 1921 foi criado o Campeonato de Portugal. Esta competiçao era disputada entre os vencedores dos respectivos regionais, num sistema de eliminatorias, e em 17 ediçoes, o clube esteve em 13, conseguindo mesmo uma vitoria, na epoca de 25/26, numa final disputada frente ao Belenenses.

Na decada de 30, devido ao regime de ditadura vivido em Portugal Continental, o clube ficou impossibilitado de participar na Primeira Liga, ja criada, restando apenas o acesso a Taça de Portugal, que ainda assim tinha que ser discutido, em liguilha, com o vencedor dos Campeonato Regional dos Açores. Mais tarde, em 1938 passou a restar ao clube apenas o Campeonato Regional, e o clube arrecadou 12 vitorias consecutivas na prova.

Anos mais tarde volta-se a equacionar a reentrada dos clubes das ilhas nos nacionais e fica entao decidido que o vencedor do Campeonato da Madeira da epoca de 72/73 iria disputar uma liguilha contra os primeiros da III Divisao e os ultimos da II. O Maritimo consegue essa qualificaçao, passando assim a ser o primeiro clube a representar as ilhas nas ligas nacionais.

Apesar das discrepancias nas inslaçoes e nivel de futebo praticado, resultado do impedimento da participaçao do clube nas competiçoes nacionais, em 1977 a equipa chega finalmente a Primeira Liga. Depois de 3 ano, o clube desce de divisao, mas volta a subir logo no ano seguinte, entrando assim num periodo irregular de sobe e desce.

Finalmente em 1985 o clube sobe novamente, mantendo-se desde ai na Primeira Liga, sendo o 10º clube com mais presenças nesta competiçao.

Na epoca de 92/93 acontecia a primeira participaçao do clube numa competiçao europeia, com a qualificaçao a ser alcançada na ultima jornada do campeonato que deu ao clube o 5º lugar, a melhor classificaçao do clube na historia.

Desde entao o clube tem consolidado a sua presença no campeonato nacional e tambem na Liga Europa, competiçao para a qual tem habituado os adeptos a qualificaçao. Na Taça de Portugal, o clube nunca conseguiu vencer, chegando apenas por duas vezes a final. Apesar do insucesso nesta competiçao, o Maritimo merece o respeito de todos os seus oponentes.