Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Mallorca?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Iberostar Estádio
Iberostar
  • País: Espanha
  • Cidade: Palma de Maiorc...
  • Capacidade: 23.142

Ver ficha

O Real Club Desportivo Mallorca tem como ascendente uma sociedade de futebol denominada por Alfonso XIII FBC fundada por vários senhores importante da época no dia 27 de Fevereiro de 1916. Em 1917 a Federação Catalã admitiu o clube  na campeonato da segunda liga. Em 1931 o clube alterou o seu nome passando a chamar-se C.D. Mallorca. A 22 de Setembro de 1945 o clube inaugurou o novo estádio. Na temporada 1949-1950 o presidente Conde de Olocau deu o estatuto de Real ao clube. Desta forma em 1960 o clube passou a denominar-se por Real Club Desportivo Mallorca sendo o treinador Juan Carlos Lorenzo e como presidente Jaime Rosselló.

mallorca 1998

Festejos dos jogadores do Mallorca ao vencerem a Supertaça de Espanha em 1998

Nos primeiro anos, depois de inaugurada a Liga de Futebol de Espanha, o clube jogou praticamente na divisão regional. Mesmo depois da Guerra Civil o clube continuou a jogar numa das divisões mais baixas de Espanha. Só nos anos 40, mais precisamente 1943-1944 já a jogar na terceira divisão, consegue alcançar o 1º lugar e assim subiu pela primeira vez à segunda divisão. Permaneceu nesta durante quatro temporadas, mas sem conseguir alcançar o topo da tabela. Na temporada 1947-1948 acabou o campeonato em 13º lugar, descendo assim para a terceira divisão. Jogou nesta apenas por uma temporada, alcançando o 3º lugar e desta forma retornou à segunda divisão. O Mallorca jogou na segunda divisão durante quatro temporadas, mas em 1954 terminou o campeonato em 16º lugar voltando a descer para a terceira divisão. Desta vez o clube permaneceu na terceira divisão por cinco anos, conseguindo sempre obter bons resultados, mas nunca conseguiu o acesso de volta à segunda divisão. Só no fim dos anos 50, é que o clube conseguiu o 1º lugar e voltou a jogar na segunda divisão. O Mallorca estava com muita garra e força de vencer, depois de grandes mudanças o clube em 1960 conseguiu terminar em 1º lugar na segunda divisão e assim subiu a maior liga de futebol de Espanha. O clube conseguiu aguentar-se na primeira divisão por três temporadas, sem conseguiu grandes resultados, o Mallorca em 1963 terminou o campeonato em 13º lugar e assim voltou para o segunda divisão. Na temporada 1963-1964 terminou em 3º lugar e na temporada seguinte alcançou o óptimo 2º lugar, voltando assim para a primeira divisão. Nesta época o futebol do Mallorca não era ainda suficientemente bom para conseguir manter-se na primeira divisão. Na sua volta a esta liga, não conseguiu melhor que o 15º lugar, voltando assim a descer de divisão. Na temporada 1968-1969 o Mallorca terminou o campeonato da segunda divisão em 3º lugar, subindo novamente para a primeira divisão.

Na temporada 1969-1970 o Mallorca participou na primeira divisão mas não conseguiu melhor os seus resultados, terminou em 15º lugar e desceu mais uma vez à segunda divisão. Estes anos 70 foram dos piores anos que o clube teve. Permaneceu na segunda divisão por cinco anos, e em 1974-1975 terminou em 17º lugar descendo à terceira divisão. Jogou nesta por duas temporadas, conseguindo em 1977 subir para a segunda divisão B. Contudo nesta os resultados não foram os melhores, o clube não conseguiu impor o seu futebol e terminando em 18º lugar desceu novamente para a terceira divisão. Com muita força de vontade, trabalho e dedicação o clube em 1980 alcançou o 1º lugar na terceira divisão, subindo de divisão. Nos anos 80 o clube entrou em ascensão. Na temporada 1980-1981 a jogar na segunda divisão B, terminou o campeonato em 1º lugar subindo para a segunda divisão. Permaneceu nesta por mais duas temporadas conseguindo em 1983 o 2º lugar e assim subiu à gloriosa liga de Espanha. A sua volta, que era tão desejada, durou muito pouco tempo sendo que terminou o campeonato em 17º lugar na temporada 1983-1984 voltando a descer para a segunda divisão. O Mallorca não tinha ainda estabilidade suficiente, passando constantemente a subir e a descer de divisão. As suas prestações não melhoraram, o seu futebol não era ainda bonito para conseguir manter-se numa das maiores ligar de futebol do mundo. No entanto, e apesar dos fracos resultados no campeonato, o clube em 1991 conseguiu chegar à final da Taça do Rei, sendo derrotado pelo Club Atlético de Madrid.

mallorca 2003

Jogadores festejam em 2003 a conquista da Taça do Rei

No início dos anos 90 o Mallorca terminou em 20º lugar na primeira divisão, retornando para a segunda divisão. Permaneceu nesta por cinco temporadas sem nunca conseguir atingir bons resultados. Na temporada 1996-1997 o clube alcançou o 3º lugar no campeonato e assim voltou a subir à primeira divisão. Desta vez a sua volta foi muito melhor que das vezes anteriores, o Mallorca conseguiu terminar no fantástico 5º lugar e chegou à final da Taça do Rei. Na temporada seguinte as suas prestações foram ainda melhores, alcançado o 3º lugar na primeira divisão e venceu a Supertaça de Espanha frente ao Barcelona por 3-1. Nesta mesma temporada participou na Taça Recopa da Europa e chegou mesmo à final mas perdeu frente a Lazio de Roma por 2-1. Na temporada 1999-2000 as suas prestações desceram um pouco em qualidade, terminando o campeonato em 10º lugar. Ainda assim participou na Liga dos Campeões, não conseguindo passar dos trinta-e-dois avos de final, mas na Taça UEFA alcançou o quartos de final, sendo eliminado pelo Galatasaray SK.

Com a entrada no novo milénio o Mallorca continuou com os bons resultados. Terminou em 2000-2001 no 3º lugar da primeira divisão, dando-lhe assim acesso mais uma vez às competições internacionais. Na temporada seguinte não conseguiu melhor que o 16º lugar ficando muito perto da descida de divisão. Na Liga dos Campeões alcançou os dezasseis-avos de final e na Taça UEFA não conseguiu passar tambe´m dos dezasseis-avos de final. Na temporada 2002-2003 os resultados foram tendencialmente melhores, terminando em 9º lugar no campeonato e venceu a Taça do Rei, derrotando na final o Recreativo de Huelva por 3-0. Mas temporadas seguintes o clube não conseguiu arrecadar mais nenhum título e os seus resultados no campeonato não foram os melhores. Em 2007-2008 terminou em 7º lugar na primeira divisão e chegou aos quartos-de-final da Taça do Rei. Na temporada seguinte acabou em 9º lugar e foi até aos quartos-de-final da Taça do Rei perdendo frente ao Barcelona. Na temporada 2009-2010 chegou bastante perto do topo da tabela classificativa, terminando o campeonato em 5º lugar. Quanto à Taça do Rei ficou-se pelos quartos-de-final. Em 2010-2011 a qualidade das suas prestações caiu bastante, terminando em 17º lugar no campeonato ficando assim muito perto de descer de divisão. Contudo, tal acabou por acontecer pois em 2012-2013 não conseguiu melhor que o 18º lugar, descendo assim para a segunda divisão. Em 2013-2014 o Mallorca não conseguiu voltar aos bons resultados, terminando em 17º lugar na segunda divisão.