Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Macaé?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

moacyrzao
Moacyrzão
  • País: Brasil
  • Cidade: Macaé
  • Capacidade: 15.000

Ver ficha

O Macaé Esporte Futebol Clube foi fundado em 1990 inicialmente denominado de Botafogo Futebol Clube. O inicio competitivo deu-se de imediato nos campeonatos de camadas jovens, e mais tarde nos de seniors, mas sempre como amadores.

Finalmente em 1998 o, ainda então Botafogo, tornou-se profissional e venceu logo no ano de estreia em provas oficiais, a Série C do Campeonato Paulista de forma invicta. No ano seguinte, sem razão aparente, o nome da equipa é substituído por Macaé Sports e é já com esta denominação que alcançam a 2ª posição na Série B do Campeonato Paulista, não sendo ainda assim que se estreariam na principal competição estatal.

No ano de viragem do milénio, e a pedido do governador do estado, o clube passa oficialmente a ser chamado pelo nome actual, e dois anos depois volta a estar muito próximo da subida de escalão, com mais um vice-campeonato. Depois de uma temporada de 2004 sem qualquer feito, em 2005 o clube volta a impressionar com a presença na final da Copa Rio onde foi derrotado pelo Tigres na final. Em 2006 volta a conseguir um 2º posto na Série B do Campeonato Carioca, mas apenas a partir de 2007 passaram a qualificar-se as 3 melhores equipas e não só a primeira, sendo então apenas nesse ano que o Macaé, através de um 3º lugar na tabela alcança finalmente o Campeonato Carioca e ainda a qualificação para disputar a Série C do Brasileirão, estreando-se assim em competições nacionais.

O Macaé não foi no entanto capaz de fazer melhor em 2008 e terminou a cair na Série D do Campeonato Nacional enquanto foi 8º no Campeonato Carioca. Em 2009 uma excelente prestação nacional conduz a equipa ao 2º posto da 4ª divisão do Brasil, garantindo-lhes assim o acesso à Série C em 2010. Também neste ano o Macaé realizou a sua melhor campanha no Campeonato Carioca com o alcance da 5º posição.

A mesma posição foi repetida em 2010, no entanto na Série C nacional, sendo também esta a melhor classificação em competições nacionais do clube. Em 2011 a equipa não correspondeu às expectativas tendo-se classificado no 14º posto nas duas principais competições que disputou. No ano seguinte o clube voltou a alcançar a mesma posição em ambas as competições, no entanto melhor neste ano em que o número da sorte foi o 7.

Já na mais recente temporada de 2013, o Macaé exibiu-se a bom nível na Série C do Brasileirão, alcançando o 6º posto da geral enquanto foi 8º no Campeonato Carioca.