Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Lyon?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Parc Olympique Lyo
  • País: França
  • Cidade: Décines-Charpie...
  • Capacidade: 59.186

Ver ficha

Lyon é um clube de futebol fundado em 1896, originalmente criado devido a fusão entre o Racing club de Vaise e o Rugby Club de Lyon, dando origem ao Racing Club. Em 1910 o Racing Club passou a ser intitulado por Lyon Olympique Universitário (LOU). Depois de um grande investimento feito por Felix Louot, o LOU em 1942 passou a ser considerado como clube profissional e em tempo de guerra foi promovido para a primeira divisão no inicio da temporada de 1945-1946. Em 1950, devido a desentendimentos entre a secção de futebol e de Rugby, dá-se a divisão entre as duas secções.

Oscar Heisserer foi o primeiro treinador da nova estrutura do Lyon. Depois de várias injeções monetárias no clube, o Lyon fez o seu primeiro jogo oficial como Olympique Lyonnais em 26 de Outubro de 1950 na segunda divisão francesa. Nessa temporada de 1950-1950, o Lyon terminou em primeiro lugar, sendo o campeão da segunda divisão e assim garantiu a subida para a primeira divisão francesa. Na temporada de 1951-1952, a estreia na primeira divisão, não correu como esperavam, e acabaram assim em 17º lugar, tornando outra vez para a segunda divisão. Foi preciso esperar dois anos para voltarem à primeira divisão. Em 1954-1955 o Lyon voltou ao grande campeonato francês, terminando a época em 12º lugar. Nesta década de 50, conseguiu manter-se sempre na primeira divisão com alguns resultados animadores e outros nem tanto. O melhor resultado nesta década foi o 8º lugar nas temporadas de 1955-1956 e 1957-1958. Apesar de na Taça de França não ter arrecadado nenhum troféu, em 1955-1056 conseguiu chegar à meias-de-final, ao comando de Troupel. Também nessa década de 50, o Lyon não conseguiu estar presente nas competições europeias, mas manteve-se sempre junto das grandes equipas francesas na primeira divisão.

olympique lyon

Equipa do Lyon quando ganhou a primeira Taça de França.

Na década de 60, o Lyon manteve praticamente os resultados da década passada. Ainda que não tenha descido à segunda divisão, muitas foram as temporadas em que isso esteve perto de acontecer. No entanto, foi ao comando do treinador Jasseron que obteve os melhores resultados. Na temporada 1963-1964 conseguiu um 4º lugar no campeonato e ganhou a primeira Taça de França frente Girondins de Bordeaux. Nas temporadas seguintes, o Lyon não teve grandes prestações no campeonato. Na temporada de 1966-1967, o Lyon mudou de treinador. Foi então, ao comando de Hon que Lyon terminou essa temporada no 15º lugar mas para grande surpresa conseguiu ganhar novamente a Taça de França.

Na temporada de 1970-1971 o Lyon já ao comando de um novo treinador, o mister Mignot, conseguiu apenas chegar ao 7º lugar do campeonato e à final da Taça de França. Dois anos depois, não conseguiu, mais uma vez, um bom resultado no campeonato, mas venceu pela terceira vez a Taça de França. Os melhores resultados obtidos na década de 70, foi nas temporadas 1973-1974 e 1974-975, conseguindo ficar por dois anos consecutivos no 3º lugar do campeonato, mas com francas prestações na restantes competições.

Foi na década de 80 que o Lyon teve as piores prestações na história do clube. Na temporada 1979-1980 terminou no 18º lugar, no limite da descida para a segunda divisão. Ainda se manteve por mais dois anos na primeira divisão, mas na temporada 1982-1983 acabou com um péssimo resultado descendo então para a segunda divisão. Foi então o início de maus resultados do clube. Nos cinco anos seguintes não conseguiu subir para a primeira divisão e não obteve bons resultados na Taça de França. Só nos finais da década e ao comando de Domenech é que terminou a época de 1988-1989 em 1º lugar e assim garantiu a subida para a primeira divisão.

O Lyon na década de 90, manteve o seu futebol num nível considerável. Apesar não conseguir ganhar nenhum titulo no campeonato, foi sempre constante ao manter-se no topo da tabela. O melhor resultado foi em 1994-1995 em que terminou a temporada no 2º lugar da tabela qualificativa. Nos anos seguintes teve altos e baixos e foi num pior momento do campeonato que conseguiu chegar à final da Taça da Liga Francesa, perdendo nos penaltis frente ao FC Metz. Os últimos três anos desta década foram bastante bons, tendo em conta o passado tremido do Lyon. Em 1997-1998, conseguiu vencer a Taça Intertoto e assim ter acesso à Taça UEFA, estando apenas no 6º lugar do campeonato. Na Taça UEFA, pela primeira vez, o Lyon não foi muito longe ficando-se pelos dezasseis-avos. Os últimos dois anos do Lyon na década de 90 foram bastante bons. O Lyon conseguiu mostrar a sua capacidade de jogo e o seu nível, ficando nesses dois anos em 3º lugar no campeonato. Foram a Liga dos Campeões, perdendo contra o Maribor, dando-lhe acesso então à Taça UEFA. Nesta, os resultados já foram melhores, conseguindo chegar ao dezasseis-avos mas perderam frente ao Werder Brême.

benzema

Karim Benzema, um dos melhores jogadores da história do clube.

No início do novo milénio, o Lyon mostrou-se ao mundo, pela sua qualidade e bom futebol. Na temporada de 2000-2001 conseguiu alcançar o segundo lugarr do campeonato, venceu a Taça da Liga Francesa frente ao AS Monaco e ainda conseguiu fazer uma boa prestação na Liga dos Campeões, chegando mesmo à fase de grupos. Na temporada de 2001-2002 e ao comando do treinador Santini, o Lyon venceu pela primeira vez o campeonato. Nos seis anos seguinte, foram sem dúvida os anos de ouro do Lyon, ganhou então sete vezes consecutivas o Campeonato francês, denominado a partir de 2001, Ligue 1. Durante todos esses anos, manteve as boas prestações na Liga dos Campeões, chegando sempre aos oitavos de final ou quatros de final. Na temporada de 2006-2007 chegou à final da Taça da Liga Francesa, perdendo contra o Girondins de Bordeaux. Em 2007-2008 ganhou a Taça da França contra o Paris Saint-Germain. Foi nesta última temporada referida que o jogador Benzema venceu o título de melhor marcador do campeonato.

Na temporada de 2009-2010, o Lyon conseguiu apenas o 2º lugar do campeonato, no entanto, sempre mostrou a sua superioridade face às restantes equipas. Na Liga dos Campeões chegou às meias-finais, sendo das melhores prestações de sempre. Deste então que a sua presença na Liga dos Campeões ou na Taça UEFA tem sido permanente. Não tendo alcançado mais nenhum primeiro lugar no campeonato, na temporada de 2011-2012 ganhou a Taça da França frente ao US Quevilly, por uma bola de Lisandro, chegou à final da Taça da Liga Francesa perdendo frente ao Marselha e ainda chegou aos oitavos-de-final na Liga dos Campeões.

Desde a temporada de 2008-2009 que o Lyon não tem conseguido obter grandes títulos apesar de se manter na Ligue 1 e marcando sempre presença na Liga dos Campeões ou na Taça UEFA. Contudo, e devido aos grandes investimentos que foram feitos no Paris Saint-German e no AS Monaco, tem sido cada vez mais difícil para o Lyon manter a sua qualidade e lutar pelo 1º lugar da Ligue 1. Na temporada de 2013-2014, ficou-se pelo 5º lugar, chegou à final da Taça da Liga Francesa e chegou aos quatros-de-final da Taça UEFA.