Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Lituânia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Federação de Futebol da Lituânia foi fundada em 1922 e o primeiro jogo da equipa realizou-se no dia 24 de Junho de 1923 frente à Estónia, perdendo por 5-0. Nos anos seguintes e antes da sua integração na URSS, a equipa lituana participou em várias competições e jogas internacionais. Durante a ocupação soviética, a Lituânia não pode participar em nenhum torneio oficial, no entanto, participou em algum jogos não oficiais amigáveis. Durante esse período alguns jogadores lituanos jogaram pela selecção nacional da URSS e venceram até a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul. Depois do país recuperar a sua independência, o primeiro jogo da Lituânia foi no dia 27 de Maio de 1990 frente à Geórgia, jogo que terminou com um empate a duas bolas.

Durante vários anos a equipa da Lituânia tentou chegar à fase final das grandes competições internacionais. Uma das vezes em que fico bastante perto foi para o Campeonato da Europa de 1996. A equipa fez bons jogos, boas prestações conseguindo arrecadar 16 pontos mas que não foram suficientes, pois terminou no 3º lugar do grupo não conseguindo passar à fase de grupos. Para o Mundial de 1998 a Lituânia conseguiu fazer boas prestações, pois venceu cinco jogos e perdeu outros três. Sendo até à data um dos melhore4s resultados da equipa, ainda não dessa vez que conseguiu passar para a fase de grupos da competição. Nas qualificações para o Campeonato da Europa do ano 2000 a equipa lituana também não conseguiu seguir em frente na competição. Os resultados não foram os melhores e arrecadando apenas 11 pontos, terminou no 5º lugar do grupo.

lituania

Equipa da Lituânia festeja o segundo golo frente à Ucrânia nas qualificações para o Euro 2008

Na qualificação para o Mundial de 2002 a Lituânia começou com três derrotas consecutivas originando a troca do treinador. Ainda assim, com um novo e treinador os resultados não melhoraram muito mas conseguiu um empate frente à Hungria. Realizados oito jogos a selecção da Lituânia conseguiu marcar somar apenas dois pontos terminando em último lugar do grupo. Para o Euro 2004 a Lituânia começou bastante bem a qualificação conseguindo até um empate a uma bola frente à Alemanha e venceu os Escoceses por 1-0. Feitas as contas, a equipa lituana conseguiu somar 10 pontos em oito jogos, terminando assim no 4º lugar do grupo. O apuramento para o Europeu de 2006 começou bastante bem para a equipa da Lituânia. Contudo, a sua prestação acabou por se deteriorar sofrendo quatro derrotas consecutivas. No fim de todos os jogos, a equipa em 10 jogos conseguiu somar apenas 10 pontos, ficando no quinto lugar do grupo e por isso não conseguiu seguir em frente na competição. Também para o Europeu de 2008 a equipa lituana não conseguiu qualificar-se apesar de conseguir um empate a uma bola frente à Itália e um vitória frente às Ilhas Faroé. Perdeu seis vezes, empatou uma e venceu cinco jogos, no entanto, tal não foi suficiente para conseguir qualificar-se.

Apesar de todos os esforços da equipa, jogadores e treinadores da selecção da Lituânia, não conseguiram, em toda a sua história, qualificar-se para nenhuma competição internacional. Ainda assim, não é por isso que a equipa deixa de ter uma grande importância pois ao longo de muitos ano foi conseguindo pequenas vitórias que são na verdade grandes triunfos para a Lituânia. Para o Mundial de 2010 a equipa conseguiu fazer uma prestação média, sem grandes surpresas. Começou bem mas acabou por sofrer cinco derrotas consecutivas terminando por isso no 4º lugar do grupo de qualificação. No Campeonato da Europa de 2012, a Lituânia sofreu uma derrota frente a uma das equipas mais fracas da Europa, o Liechtenstein, por 2-0. A sua prestação foi uma das piores de sempre na sua história, conseguindo apenas vencer um jogo. Para o Mundial de 2014 realizado no Brasil, a Lituânia continuou com as prestações médias, tanto vencia alguns jogos como perdia outros. No fim das contas, terminou no 4º lugar do grupo, ficando por isso longe de conseguir o apuramento para o Mundial.