Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Linense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Gilbertão (1)
Gilbertão
  • País: Brasil
  • Cidade: Gilbertão
  • Capacidade: 15.770

Ver ficha

O Clube Atlético Linense foi fundado em 1913 na cidade de Lins, no interior do estado de São Paulo. O clube iniciou-se a competir na escassas competições amadoras que existiam no interior daquele estado, passando apenas em 1944 a integrar uma competição promovida pela Federação Paulista de Futebol ao iniciar-se na disputa do Campeonato Paulista do Interior.

O primeiro título do Linense aparece em 1952, já como clube profissional, no Campeonato do Interior Paulista, ganhando assim o direito para se estrear no Campeonato Paulista em 1953. A estreia na principal competição estatal nem foi muito mal conseguida, tendo a equipa sido derrotada apenas por uma vez em sua casa, diante do Guarani. O clube conseguiria manter-se ainda na principal competição do estado por 4 temporadas, sendo relegado em 1957, acontecimento que abalou em muito toda a equipa e dirigência, culminando mesmo com o abandono da competição por quatro anos.

Em 1961 o clube de Lins volta então à actividade e disputa a Série A3 do Campeonato Paulista até 1966, quando consegue a subida à Série A2. Disputa esta divisão por 10 temporadas, caindo novamente para a Série A3 em 1976, tornando-se de imediato campeão da divisão, e regressando assim à Série A2 logo em 1978. Por mais de 10 temporadas o Linense voltou a garantir a manutenção na Série A2, no entanto, em 1990 o bom trabalho que vinha sendo feito cai por água abaixo com nova despromoção ao escalão inferior, que disputou até 1993.

Neste ano o clube volta a retirar-se da competição, ficando de lado por mais 5 temporadas, regressando em 1998 para disputar a Série B2 do Campeonato Paulista. O Linense iniciou então um percurso de escalada em 2001, com a primeira promoção da Série B2 para a B1 do Campeonato Paulista. Daqui em diante o Linense batalhou pelo regresso à primeira divisão, que viria a acontecer em 2006 com o vice-campeonato na Série B que lhes permitiu a subida à Série A3. No ano de regresso à primeira divisão estatal, o Linense, para alegria dos seus adeptos, foi também vice-campeão da Copa Paulista, o que lhes garantiu a qualificação para uma competição nacional, a Série C do Brasileirão.

Ainda assim o grande objectivo do clube, que era o regresso ao principal escalão do futebol paulista, demorou a ser cumprido. Depois dos primeiros paços, em 2008 o objectivo ficou mais perto com a ascensão à Série A2, da qual quase ia sendo relegado em 2009. Salvando-se da despromoção nesse ano, o Linense conquistou o título de campeão da Série A2 de 2010 e chegou assim finalmente ao Campeonato Paulista, onde se tem mantido e tem sido protagonista de algumas surpresas, como por exemplo, uma vitória por 2-1 sobre o São Paulo.