Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Levante?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estadio Cidade de Valência
Estadio Ciudad de
  • País: Espanha
  • Cidade: Valência
  • Capacidade: 25.354

Ver ficha

Em 1909, foi criada a Federação Valenciana de Futebol e fundado o FC Ginástica e o Levante FC. O Levante é um clube de futebol da cidade de Valência, que em 1915 teve de parar de jogar para retomar só em 1917, com um futebol muito amador e pouco conhecido na época. No entanto a sua história já vem do seu antecessor Cabanyal FC, que em 1903 já praticava o futebol amador. A primeira conquista do Levante foi na temporada de 1921-1922 sendo vice-campeão regional. Em 1934-1935 ganhou novamente os regionais e alcançou as meias-finais da Taça do Rei , sendo eliminada por Sabadell, mas tendo deixado para trás as grandes equipas do Valência e do Barcelona. Durante a Guerra Civil Espanhola, tanto o Levante como o FC Ginástica jogaram na liga do Mediterrâneo, terminando em quinto e sexto lugar, respectivamente. Em 1937, o Levante ganhou ao Valência sendo proclamado o campeão da Taça da Espanha Livre, contudo, esta taça não era reconhecida pela Federação Espanhola de Futebol. Depois de ir a congresso para saber da validade de tal taça, a federação considerou-a então como válida, abrindo assim as portas ao Levante para as grandes glórias.

levanteEm 1939, o Levante fundiu-se ao FC Ginástica, isto porque, enquanto que o Levante tinha equipa, jogadores mas estava na altura sem campo para jogar, o FC Ginástica, pelo contrário, não tinha jogadores mas tinha um campo em boas condições para a prática do futebol. Assim, depois da fusão, o equipamento dos jogadores seria constituído por listras vermelhas e brancas, representando o Fc Ginástica e o branco, representando o Levante. A fusão foi oficialmente assinada no dia 6 de Agosto de 1939, em Valência, sendo o seu primeiro presidente, Rafael Valls Castelló.

Desde a época de 1941-1942 que o nome Levante União Desportiva é utilizado, contudo, os resultados não foram os melhores, pois o clube caiu para os Regionais. Só na temporada seguinte é que conseguiu volta à terceira divisão. Em 1944, o Levante acabou a temporada como campeão, ganhando assim a promoção para a segunda divisão, no entanto, teve de esperar dois anos para poder subir à segunda divisão. Já na segunda divisão, o Levante conseguiu atingir bons resultados, sendo recém-promovido conseguiu ficar em 6º lugar. Permaneceu na segunda divisão até à temporada de 1951-1952, ano em que desceu à terceira divisão. No ano seguinte voltou a subir de divisão, mas sem conseguir grandes resultados, voltou a cair para a terceira divisão. Estes tempos, foram marcados pelas várias descidas e subidas da segunda divisão. Só no fim dos anos 50 e já na segunda divisão, em 1957-1958, o Levante começou a fazer uma temporada muito má, contudo e depois de vários contratempos, lá se conseguiu levantar, terminando em 4º lugar, fazendo os fãs do clube sonharem com a primeira divisão. Esteve muito perto da subida à primeira divisão na temporada de 1958-1959, no entanto, o UD Liverpool venceu ao Levante e este não obteve ponsto suficientes.

Nos anos 60, o Levante tinha alguns problemas financeiros e realizou um processo de estabilização das contas do clube. Na temporada de 1962-1963, conseguiu pela primeira vez, a subida para o primeira divisão. A sua estreia correu bem, ficando no 10º lugar do campeonato, contudo, no ano seguinte o Levante não conseguiu a permanência, caindo para a segunda divisão. Na temporada seguinte, o Levante foi obrigado a vender os seus melhores jogadores de forma a consolidar a contas, terminando a temporada em 14º lugar da segunda divisão. Com alteração da estrutura do campeonato e a diminuição de equipas na segunda divisão, o Levante foi forçado a descer à terceira divisão. Com a grande crise económica que o clube estava a passar, teve mesmo de vencer o seu estádio e comprou um terreno para construir um pequeno estádio. Enquanto isso, jogava no Mestalla, propriedade do Valência.

O início dos anos 70, ficaram marcados, mais uma vez, pelas sucessivas descidas e subidas à segunda divisão. A sua permanência na segunda divisão B custou-lhe muito dinheiro, ficando cheio de dívidas. O clube por si só não conseguia alcançar grandes títulos e bons resultados. Uma das formas que o clube arranjou para se manter no segunda divisão foi investir fortemente nos jogadores para assim garantir a sua permanência. Permaneceu por vários anos na segunda divisão, mas à custa e sob um dívida enorme. Na temporada de 1981-1982, a situação económica do clube era bastante grave e o clube foi obrigado a descer à terceira divisão. Só na temporada de 1983-1984 é que voltou a conseguir a subida à segunda divisão B. Contudo, e devido ainda à má situação económica, o Levante não conseguiu bons resultados, voltando a descer a terceira divisão, mas fazendo uma reestruturação do clube de forma a suprir a dívida. Na temporada de 1986-1987, é nomeado como presidente, Ramon Victoria que durante os seus oito anos de mandato tenta e tem como objectivo aliviar o desastre económico, conseguindo então, levar o clube para a segunda divisão B. Durante estes anos, e depois de todos os altos de baixos do clube, o Levante foi apelidada de “Time Lift”.

Os anos 90 não foram os melhores para o Levante. Em 1991-1992 e depois de um ano na segunda divisão, o clube volta a descer à segunda divisão B, permanecendo nesta durante 5 anos. Só em 1995-1996 é que termina a temporada no topo da tabela e depois de boas exibições consegue a subida para a segunda divisão. Conseguiu manter-se nesta por dois anos, apesar dos fracos resultados, até que a descida foi mais uma vez inevitável. Em 1998-1999, o Levante voltou a vencer a segunda divisão B.

levante

Equipa do Levante quando jogou nos oitavos-de-final frente ao Rubin Kazan.

Com a entrada no novo século, o Levante manteve os seus resultados, não muito bons mas que lhe davam a permanência na segunda divisão. Na temporada 2003-2004 o Levante conseguiu o grande segundo lugar na segunda divisão, garantindo a subida à primeira divisão pela segunda vez na história do clube. A temporada 2004-2005 não começou na melhor maneira, o técnico alemão Bernd Schuster demitiu-se e a equipa foi desmoronando, voltando à segunda divisão. Contudo, e com dois treinadores, Joseph Oltra primeiro e depois José Manuel Esna, a temporada 2005-2006 foi de grandes momentos, voltando o Levante a garantir a sua presença na primeira divisão. Entre 2006 e 2008, o Levante permaneceu na primeira divisão mas sempre muito perto da descida. O seu melhor resultado foi o 15º lugar. Em 2008-2009, o Levante já estava novamente a jogar na segunda divisão.

Em 2008, a história do Levante ficou marcada, mais uma vez, por uma grande crise económica, sendo que, nem os salários aos jogadores conseguiam pagar. Depois destes não receberem um único salário durante um ano e meio, entraram em greve no dia 26 de abril de 2008. Depois de muitos acordos e reuniões, conseguiram chegar a um consenso, mas durante isto, ainda houve cinco jogadores que saíram definitivamente do clube. Apesar destas grandes confusões e dramas no seio no clube, a temporada de 2009-2010 até começou bastante bem. Fez uma boa exibição na segunda divisão e a 13 de Junho de 2010, mesmo sendo um dos clubes com menos recursos financeiros, o Levante conseguiu a quarta subida à primeira divisão. A temporada de 2010-2011 ficou marcada, logo no início, com três derrotas consecutivas, mas conseguiu manter-se na primeira divisão. No ano seguinte, a história do clube ficou marcada pela positiva, conseguiu atingir o 6º lugar a primeira divisão, sendo o seu melhor resultado de toda a história do clube.

Na temporada de 2012-2013 o Levante comemorou a classificação para a fase de grupos da Liga Europa, chegando mesmo aos oitavos-de-final, perdendo frente ao Rubin Kazan por 0-2. Na temporada de 2013-2014, o Levante conseguiu apenas o 10º lugar no campeonato, não conseguindo o acesso à Liga Europa. Quanto à Taça do Rei, as sua presenças foram muito poucas e praticamente sem chegar longe na competição. Nesta última temporada conseguiu o melhor resultado, chegando aos Quartos-de-final da Taça do Rei, perdendo frente Barcelona.