Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Letónia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Nacional da Letónia nasceu em 1921 com a criação da Federação de Futebol da Letónia. O primeiro jogo da equipa letã foi a 24 de Setembro de 1922 frente à Estónia, jogo este que terminou empatado a uma bola. A 1924 a selecção letã participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris. Nesta competição fez apenas um jogo contra os franceses, perdendo por 0-7. Só passados três anos, após a criação da equipa de futebol letã, é que os jogadores conseguiram finalmente a primeira vitória, a 18 de Outubro de 1924 contra a Estónia, vencendo por 2-0. Na eliminatória para a Taça do Mundo de 1938, a seleção da Letónia ficou muito perto de passar à fase final da competição. Contudo, acabou por perder por 2-1 frente à Austria sendo assim eliminada da competição.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a equipa de futebol da Letónia ficou muito limitada, acabando mesmo parar toda a actividade. O último jogo disputado pela equipa foi a 18 de Outubro de 1940, frente à Estónia, perdendo por 2-1. Esta selecção passou muitos anos inactiva devido às grandes guerra e também ao processo de independência do país. Foram anos complicados para a equipa de futebol letã que perdeu várias oportunidades de participar nas grandes competições, como também, em evoluir o seu jogo a sua capacidade futebolística.

letonia

Festejos da Equipa da Letónia no empate a zero frente à Alemanha no Euro 2004

Foi em 1990 que a Federação de Futebol da Letónia voltou a renascer, entrando imediatamente para a FIFA após a independência do país. Foram necessários alguns anos para que a federação de futebol se reconstruísse mas em 1992 a Letónia jogou o seu primeiro jogo após 52 anos de inactividade. Foi então sob o comando do treinado Jānis Gilis que os jogadores enfrentarão a selecção romena, perdendo por 2-0. Ainda assim foi um óptimo resultado tendo em conta que a equipa letã era recém-criada, sem grande experiência e debateram-se contra um equipa forte e coesa. A primeira vitória da nova equipa aconteceu no mesmo ano, a 10 de Julho de 1992 frente à Estónia por 2-1. Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1994, a Letónia acabou por perder por 5-0 contra a Espanha e por 0-4 frente a Irlanda, sendo assim eliminada da competição.

Em 1995 a Selecção da Letónia participou na qualificação para o Campeonato Europeu a realizar-se em Inglaterra, contudo, os resultados não foram os melhores. Enfrentou seleções bastante fortes não conseguindo vencer e passar para a fase seguinte da competição. Na qualificação para o Campeonato do Mundo, a equipa letã jogou frente a grandes equipas, conseguindo vencer a Bielorrússia e a Estónia. Nos finais de 1997 o então treinador, Jānis Gilis demitiu-se do cargo de treinador principal. Foi então Revaz Dzodzuashvili que ocupou esse cargo, passando a ser o selecionador nacional da equipa de futebol letã. A primeira grande competição deste novo treinador foi a qualificação para o Campeonato Europeu do ano 2000. A participação da equipa letã começou bastante bem mas os resultados finais não foram os esperados. No verão de 1999, Gary Johnson foi nomeado treinador da selecção da Letónia não conseguindo obter bons resultados. Depois do empate conta a Albânia e a Geórgia e da derrota frente à Noruega, a selecção letã foi assim eliminada da competição, não conseguindo chegar à fase final do europeu.

A Selecção da Letónia não conseguiu uma vez mais a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2002. Depois de perder contra a Escócia por 1-0, seguido pelas derrotas frente à Bélgica e à Croácia, a equipa letã não ficou bem posicionada para seguir em frente na competição. Em 2001, o treinador foi então despedido depois de empatar a uma bola frente ao San Marino. Desta feita, a equipa letã não conseguiu seguir alcançar a fase final da competição. Para o Campeonato Europeu de Futebol de 2004, realizado em Portugal, a Letónia conseguiu finalmente alcançar a fase final da competição. Jogou no Grupo D com a República Checa, Holanda e Alemanha. Num grupo tão forte, a Letónia não teria a vida facilitada. O primeiro jogo da equipa letã foi frente à equipa checa, saindo esta última vencedora por 2-1. Um grande feito a Letónia na fase de grupos foi o empate a zero bola frente à gigante Alemanha, sendo um jogo que fica para a história. No entanto, perdeu por 3-0, uma pesada derrota, contra a Holanda. Feitas as contas, a Letónia arrecadou apenas um ponto devido ao empate, terminando assim em último lugar do grupo e sendo por isso eliminada da competição. Nos anos seguintes a equipa letã não conseguiu qualquer triunfo nem participar na fase final de nenhuma grande competição, europeia ou mundial. Apesar de todos os esforços e grande luta por parte da equipa da Letónia, esta não conseguiu passar a fase de qualificação quer dos Campeonato Europeus quer dos Campeonatos do Mundo. Ainda assim, não deve esquecer-se a força de vontade e a grande perseverança desta selecção, dos jogadores e da equipa técnica em querer chegar cada vez mais longe.