Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Le Havre?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Océane
Océane
  • País: França
  • Cidade: Havre
  • Capacidade: 25.178

Ver ficha

O Le Havre foi fundado em 1872 por um trabalhador britânico no porto de Le Havre. Nos primeiros anos de vida, o clube era constituído sobretudo pelo Rugby sendo o seu primeiro presidente Francis Frederic Langstaff, que tinha um visão bastante diferente para o clube. Em Outubro de 1884 o clube sofreu uma grande transformação, principalmente a nível estrutural. O clube mudou de nome, deixando de ser o Havre Football Club e passando a denominar-se por Le Havre Athletic Club. Introduziu-se vários desportos no seio de clube, como por exemplo Hóquei, Tênis, Críquete e claro, o Futebol. O seu presidente passou a ser John Edward Orlebar, e foi este que conseguiu nesse mesmo ano encontrar um terreno perto da cidade de Le Havre para as várias equipas treinarem. No começo da sua actividade futebolística, o Le Havre jogou principalmente jogos amigáveis e campeonatos regionais. Com o passando dos anos, o clube foi ganhando renome e força, conseguindo em algumas temporadas ser coroado como Campeão de França. Contudo, o clube depois de vários anos de sucesso começou a desabar. Muito devido ao sucesso que teve mas também devido a estrutura de clube que começa a dar problemas. Com o início da guerra o clube sofreu várias perdas, ficando praticamente sem jogadores. Foi o então presidente Albert Schadegg Dolfus que conseguiu segurar e levantar o Le Havre para competir ao mais alto nível.

le havre 1959 taça de frança

Eduardo Di Loreto, Christian Villenave e André Strappe a segurar a Taça de França que venceram em 1959

De 1920 a 1933 o clube jogou no campeonato regional, na divisão de honra da Normandia. Em 1932 o estatuto profissional é estabelecido em França e o clube passou a jogar na segunda divisão. Em 1938 o Le Havre conseguiu vencer o campeonato mas com o início da Segunda Guerra Mundial as competições oficiais foram suspensas. Na temporada 1945-1946 o clube jogou na primeira divisão, terminando o campeonato no 16º lugar. Na temporada seguinte, os resultados pioraram bastante, não conseguindo melhor que o 19º lugar e assim desceu para a segunda divisão. Jogou na segunda divisão nas três temporadas seguintes, alcançando sempre bons resultados. No fim dos anos 40, o Le Havre conquistou o 2º lugar e assim subiu para a primeira divisão. Na primeira metade dos anos 50 o clube conseguiu manter-se na primeira divisão, alcançando um óptimo resultado em 1951 ao terminar em 3º lugar no campeonato. No entanto, na temporada 1953-1954 o Le Havre não conseguiu melhor que o 17º lugar caindo assim para a Segunda divisão. Permaneceu nesta durante quatro temporadas até que em 1958-1959 foi campeão da segunda divisão conseguindo assim a promoção para a grande primeira divisão. Contudo, nesta mesma temporada o clube alcançou um outro troféu ao vencer a Taça de França, pela primeira vez na sua história. Na sua volta à primeira divisão o Le Havre terminou no 7º lugar que não sendo um dos melhores resultado, conseguiu a manutenção sendo já um bom começo.

le havre 1904

Equipa do Le Havre em 1904

No início dos anos 60 o Le Havre terminou no péssimo 19º lugar descendo novamente para a segunda divisão. Jogou duas temporada na segunda divisão, no entanto, em 1964 caiu para o campeonato de futebol amador. Na temporada 1965-1966 terminou no 11º lugar e desceu para a divisão de honra da Normandia. Permaneceu nesta competição durante quatro anos, alcançando a subida de divisão em 1970 ao terminar o campeonato no 3º lugar. Na temporada 1970-1971 não alcançou bons resultados, ficando no 16º lugar e assim desceu para a terceira divisão. Jogou na terceira divisão até 1979 ano em que foi campeão da terceira divisão e assim ascendeu à segunda divisão. Na primeira metade dos anos 80 o Le Havre conseguiu bons resultados na segunda divisão. À medida que os anos iam passando, os resultado foram melhorando, até que em 1985 foi campeão da segunda divisão e assim subiu de divisão. Manteve-se na primeira divisão durante três temporadas mas sem conseguiu subir na tabela classificativa. Em 1987-1988 terminou no 20º lugar e assim desceu novamente para a segunda divisão. No início dos anos 90 o Le Havre foi novamente campeão da segunda divisão, alcançando assim a promoção para a primeira divisão. Nas temporadas seguinte, o clube conseguiu manter-se e muito bem na primeira divisão. Em 1992 alcançou o óptimo 7º lugar mas em 1994 terminou em 17º lugar ficando muito perto de descer de divisão. Na temporada 1994-1995 terminou no 12º lugar no campeonato e ainda alcançou os oitavos-de-final da Taça de França. Em 1998 terminou no 10º lugar mas na temporada 1999-2000 caiu na tabela classificativa, ficando em 17º lugar, descendo para a segunda divisão.

Com a entrada do novo milénio, o clube alcançou conseguiu subir à Ligue 1, depois de 2002 terminar em 4º lugar no campeonato. Contudo, esta subida foi apenas por uma temporada, pois o Le Havre não conseguiu melhor que o 18º lugar e assim desceu para a Ligue 2. Permaneceu nesta por mais cinco temporadas. Em 2005 terminou no 17º lugar ficando assim muito perto de descer de divisão, contudo, conseguiu a manutenção. Na temporada 2007-2008 o Le Havre foi uma vez mais campeão da Ligue 2 ascendendo para a Ligue 1. Jogou nesta competição apenas por uma temporada foi não conseguiu melhor que o 20º lugar e assim retornou para a Ligue 2. Nas temporadas seguintes o clube conseguiu manter-se na Ligue 2 alcançando o 6º lugar em 2013. Na temporada 2013-2014 os resultados foram tendencialmente piores, terminando em 12º lugar, ainda assim conseguiu a manutenção na Ligue 2.