Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Las Palmas?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Gran Canaria
Gran Canaria
  • País: Espanha
  • Cidade: Las Palmas
  • Capacidade: 31.250

Ver ficha

Na época em que o Las Palmas nasceu, as Canárias era palco de um grande talento futebolístico, existindo assim vários clubes na ilha – Marino, Victoria, Gran Canaria, Atlético e Arenas. O Las Palmas nasceu então da fusão de todos estes clubes que competiam na campeonato regional da ilha, criando então um clube com muito garra e força para vencer e representar toda a ilha nos campeonatos nacionais. Depois de várias reuniões e negociações, foi no dia 6 de Junho de 1949, que a Federação Espanhola de Futebol aprova a inclusão da equipa nos competições nacionais. O clube é oficialmente fundado no dia 22 de Agosto do mesmo ano, tendo como nome – União Desportiva Las Palmas.

A primeira temporada do clube nas competições nacionais foi em 1949-1950 a jogar na terceira divisão. Uma equipa formada pelos melhores jogadores dos cinco clubes que participaram na fusão, fizeram uma temporada fantástica conseguindo alcançar a promoção para a segunda divisão. Na temporada seguinte, conseguindo jogar um bom futebol e mostrando a garra de vencer, o Las Palmas terminou o campeonato em 3º lugar, conseguindo desta forma a subida à primeira divisão, como sempre sonharam. Vendo bem, bastou apenas dois anos após a fusão, para que a equipa que representa as Canárias chegasse à liga de futebol mais importante de Espanha. O Las Palmas na temporada de estreia na primeira divisão, não conseguiu ser suficientemente superior às outras equipas, terminando o campeonato em 15º lugar e assim voltou para a segunda divisão. Permaneceu nesta durante duas temporadas, conseguindo sempre bons resultado. Em 1954 alcançou o 1º lugar e assim subiu novamente à primeira divisão. Desta vez, o Las Palmas conseguiu manter-se por várias temporadas na maior liga de futebol de Espanha. Em 1954-1955 terminou em 12º lugar que não sendo um dos melhores resultados conseguiu a manutenção. Nas temporadas seguinte os resultados não foram muito melhores, o clube acabou sempre a meio da tabela classificativa. O seu melhor resultado foi em 1957 conquistando o 10º lugar. Na temporada 1959-1960 o Las Palmas acabou por escorregar na tabela, terminando em 16º lugar e assim desceu para a segunda divisão.

Nos anos 60 o Las Palmas começou a jogar na segunda divisão, onde permaneceu durante quatro temporadas. À medida que os anos foram passando as seus resultados foram melhorando, conseguindo em 1964 o 1º lugar na segunda divisão, alcançando assim o promoção. O seu regresso à primeira divisão, correu bastante bem, alcançando o 9º lugar e assim a manutenção. Nas duas temporada seguintes os resultados foram tendencialmente piores, contudo em 1967-1968 o Las Palmas conseguiu alcançar o excelente 3º lugar no campeonato. Na temporada 1968-1969 o clube fez ainda melhor, mostrando toda a sua qualidade, terminou em 2º lugar. Nos anos 70 o clube permaneceu sempre na primeira divisão. Em algumas das temporadas obteve bons resultados mas na maioria terminou sempre a meio da tabela classificativa. Em 1970-1971 o Las Palmas terminou em 14º lugar, mas na temporada seguinte os resultados foram muito bons, alcançando o 5º lugar. De 1972 a 1976 o clube acabou sempre a meio da tabela. As suas prestações só melhoraram em 1977 conseguindo terminar em 4º lugar. Nas temporadas seguintes os resultados do clube foram piorando. À medida que que os anos foram passando o clube foi descendo na classificação, acabando mesmo em 1983 em 16º lugar e assim desceu para a segunda divisão. Tal já não acontecia à 19 anos, contudo, o Las Palmas não conseguiu aguentar-se por mais tempo na primeira divisão.

Na temporada 1983-1984 o Las Palmas terminou em 11º lugar na segunda divisão, não conseguindo assim subir para a primeira divisão. Contudo, alcançou nesta mesma temporada as meias-finais da Taça do Rei, perdendo frente ao Barcelona. Na temporada seguinte, o clube alcançou o óptimo 1º lugar na segunda divisão, conseguindo assim subir para novamente à primeira divisão. Permaneceu nesta apenas por três temporadas. O seu melhor resultado foi em 1986 o 13º lugar. Em 1988 o Las Palmas não conseguiu melhor que o 20º lugar, descendo assim para a segunda divisão. Jogou na segunda divisão por mais quatro temporadas, até que em 1992 o clube terminou em 20º lugar e desceu para a segunda divisão B. Na temporada 1992-1993 o clube obteve bons resultados mas não foi suficiente para subir de divisão. Tal só aconteceu em 1996 terminando em 1º lugar e assim retornou para a segunda divisão. A jogar na segunda divisão, o Las Palmas só conseguiu voltar para a primeira divisão, depois de em 2000 alcançar o 1º lugar na primeira divisão. Jogou nesta apenas duas temporadas, em 2000-2001 terminou em 11º lugar e na temporada seguinte em 18º lugar descendo uma vez mais para a segunda divisão. Na temporada 2003-2004 o Las Palmas terminou no péssimo 20º lugar na segunda divisão, descendo para a segunda divisão B. Jogou nesta durante duas temporadas. Na sua volta à segunda divisão, o clube não conseguiu impor o seu futebol e ficou muito perto de nova descida de divisão. Nas temporadas seguintes o clube continuou sempre na segunda divisão, conseguindo em algumas temporadas chegar perto do topo da tabela, mas na maioria terminou ou meio ou muito perto do fim da tabela classificativa.

Na temporada 2009-2010 o Las Palmas terminou o campeonato em 17º lugar mas conseguiu mesmo assim assegurar a permanência na segunda divisão. Na temporada seguinte os resultados foram um pouco melhores, alcançando o 15º lugar. Nas temporadas 2012-2013 e 2013-2014 o clube terminou na mesma posição, a 6º posição na segunda divisão. Apesar de não ser um mau resultado, tal não foi suficiente para subir à primeira divisão espanhola, uma das maiores ligas de futebol do mundo.