Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Kalmar FF?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Kalmar FF foi fundado em 1910 e nos primeiros anos competiu no campeonato local do sistema de futebol da Suécia. Em 1949 o clube alcançou finalmente a primeira divisão depois de derrotar num jogo decisivo o Halmstads BK. Durante os anos 50 o clube desceu e subiu várias vezes da primeira para a segunda divisão. No entanto, em 1955 caiu para a segunda divisão e permaneceu nela nos 20 anos seguintes. Em 1976 já se encontrava a jogar na primeira divisão e no ano seguinte alcançou o seu melhor resultado ao terminar no 3º lugar do grande campeonato sueco.

Em 1981 o Kalmar FF conquistou o seu primeiro título ao vencer a Taça da Suécia derrotando na final o IF Elfsborg por 4-0. Apesar disso, nesse ano o clube não conseguiu bons resultados na primeira divisão e caiu para a segunda divisão. Esta descida foi apenas por uma temporada, conseguindo em 1983 retornar à grande liga sueca. Em 1985 o clube alcançou um excelente resultado terminando no 2º lugar do campeonato. No ano seguinte os resultados do clube não foram tão bons e acabou mesmo por descer de divisão. No entanto, na temporada 1986-1987 o clube venceu pela segunda vez a Taça da Suécia. Em 1988 o clube encontrava-se a jogar na terceira divisão e sagrou-se o grande campeão sem perder um único jogo. Nas temporadas seguintes passou grande parte do seu tempo a jogar na segunda divisão o que trouxe graves problemas económicos.

Kalmar FF 2008

Kalmar FF campeão nacional em 2008

Em 1998 o Kalmar FF conseguiu voltar à primeira divisão mas apenas por uma temporada, contudo, a economia do clube já estava estável. No início do ano 2000 o clube lutou bastante para não descer para a terceira divisão e no fim das contas conseguiu e muito bem a manutenção. Em 2001 o clube já se encontrava novamente a jogar na primeira divisão e fez várias contratações, no entanto, não conseguiu ser superior às outras equipas e acabou por cair para a segunda divisão. Em 2003 foi o grande campeão nacional da segunda divisão, garantindo assim um lugar na maior liga de futebol da Suécia. Na temporada seguinte o Kalmar FF voltou a fazer contrações, jogadores esses que levaram o clube até ao 5º lugar do campeonato.

Em 2005 e 2006 o Kalmar FF terminou o campeonato no 3º e 5º lugar, respectivamente. Em 2007 o clube fez uma temporada fantástica terminando no 2º lugar logo atrás do IFK Göteborg. Nesta temporada, para além do óptimo resultado no campeonato, o clube conseguiu vencer pela terceira vez a Taça da Suécia. Foi em 2008 que o Kalmar FF conseguiu com grande mérito vencer pela primeira vez o campeonato da primeira divisão, sagrando-se assim o grande campeão sueco. Em 2009 o clube conquistou mais um troféu ao vencer a Supertaça da Suécia. Nas temporadas seguintes o clube terminou sobretudo a meio da tabela classificativa. Em 2013 conseguiu um bom resultado, terminando no 4º lugar. Na temporada seguinte, os resultados não foram tão bons, não conseguindo melhor que o 11º lugar.