Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Joinville?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Arena Joinville
Arena Joinville
  • País: Brasil
  • Cidade: Joinville
  • Capacidade: 22.400

Ver ficha

O Joinville Esporte Clube surgiu em 1976 fruto da fusão do Caxias e do América que se encontravam à altura super endividados. Logo no ano de estreia a competir da nova equipa acontece o primeiro título, com a conquista do Campeonato Catarinense de 1976.

Desta forma o Joinville saltou de imediato para a Série A do Brasileirão que disputou por 10 temporadas consecutivas, até 1986. Este período foi o mais dourado de toda a história da equipa, não só pelas presenças no principal campeonato nacional mas também pelas conquistas conseguidas no estatal, onde o Joinville venceu o Campeonato Catarinense por 9 vezes, sendo 7 delas de forma consecutiva, entre 1978 e 1985. Durante este período o Joinville conseguiu também o feito de em apenas 10 anos conquistar mais títulos que todos os antigos clubes da cidade juntos (América, Caxias e o Operário).

Depois do ímpeto inicial a equipa do Joinville perdeu alguma da sua qualidade, passando a disputar a Série B nacional da qual também caíra em 1993. Depois de duas temporadas a disputar a Série C nacional, o Joinville consegue o regresso à Série B em 1996 após ter disputado em 95 a final da Copa de Santa Catarina, onde terminou derrotado pelo Avaí. No ano de regresso à Série B do Brasileirão, o clube volta a aparecer no panorama estatal ao sagrar-se vice-campeão.

Até à viragem do século mais nenhum feito foi conseguido pela equipa. Assim sendo, e motivados na vitória, os jogadores do Joinville conquistaram o bicampeonato de Santa Catarina na abertura do novo milénio em 2000 e 2001. No entanto, esta boa fase foi como sol de pouca dura e logo em 2004 mais uma má época realizada leva a equipa a cair para a Série C nacional. Finalmente em 2006 o Joinville voltou a dar sinais de si, conquistando mais uma 2ª posição no Campeonato de Santa Catarina. Então quando os adeptos pensavam que o clube ia voltar às glórias, mais uma má campanha em 2007 deixa a equipa no penúltimo lugar da tabela, já em zona de descida. O Joinville livraria-se então de tal castigo ao conseguir superar os adversários directos numa liguilha de repescagem. Mesmo tendo neste ano conseguido alcançar a final da Copa de Santa Catarina, que acabou por perder, o Joinville acabou afastado das competições nacionais por duas temporadas, até 2009, quando, depois de se ter classificado na 3ª posição no Campeonato de Santa Catarina, conseguiu também vencer a Copa estatal que lhes concedeu a qualificação para a Série D do Brasileirão de 2010.

No ano de regresso às competições nacionais, onde conseguiu a promoção à Série C, o Joinville voltou também a dar trunfos no Campeonato Catarinense, conquistando mais um vice-campeonato. Em 2011 o Joinville voltou a apresentar-se como nos velhos tempos de campeão estatal, e para além de se sagrar campeão da Série C do Brasileirão, conquistou também a Copa de Santa Catarina, deixando assim os seus adeptos ao rubro.

Na mais recente temporada de 2012, o Joinville repetiu a conquista da Copa de Santa Catarina, que juntou a boas exibições quer na Série B, quer no Campeonato Catarinense, onde foi 6º e 4º classificado, respectivamente.