Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Japão?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Nacional de Futebol do Japão é organizada e estruturada pela Associação de Futebol do Japão fundada em 1921. É um dos clubes mais bem sucedidos da Ásia, conseguindo inúmeras vezes qualificar-se para o Campeonato do Mundo. O primeiro triunfo da equipa japonesa foi nos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México conseguindo a medalha de Bronze. Sendo um grande triunfo, a selecção do Japão não se desenvolveu o suficiente, também devido à ausência de um campeonato nacional no país. Assim, a Selecção do Japão não se qualificou para nenhuma competição da FIFA nos 30 aos seguintes,.

japao taça da asia 2011

Festejos da equipa japonesa ao vencer a Taça da Ásia em 2011

A primeira participação do Japão na Taça do Mundo foi em 1998 ficando no Grupo H com a Argentina, Jamaica e Croácia. Perdeu 1-0 frente à Argentina e à Croácia e perdeu por 1-2 contra a Jamaica. Desta forma, sem conseguir somar um único ponto, ficou em último no grupo sendo por isso eliminada da competição. Passados quatro anos, o Japão conseguiu novamente o apuramento para o Mundial. Integrou o grupo H com a Bélgica, a Rússia e a Tunísia. Empatou 2-2 contra a Bélgica, derrotou a Rússia por 1-0 e venceu por 0-2 a Tunísia. Desta forma, ficou em 1º lugar no grupo seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final jogou contra a Turquia, saindo esta vencedora por 0-1. Desta forma, o Japão foi eliminado, no entanto, foi uma boa prestação tendo em conta que era a sua segunda participação.

No Mundial de 2005 na Alemanha, o Japão conseguiu novamente a qualificação e ficou no grupo F com o Brasil, a Austrália e a Croácia. Contudo, os resultados não foram os melhores, perdendo dois jogos e empatando contra a Croácia. Terminou no último lugar do grupo sendo eliminado da competição. Na Taça das Nações Asiáticas, o Japão tem conseguido vários triunfos, vencendo o troféu em 1992, 2000, 2004 e 2011.

No Mundial de 2010 o Japão ficou no Grupo E com a Holanda, Dinamarca e Camarões. Derrotou estes últimos por 1-0, perdeu 1-0 frente à Holanda e venceu por 1-3 a Dinamarca. Assim seguiu em frente, defrontando o Paraguai nos oitavos-de-final mas perdeu por 5-3 nas grandes penalidades. No Campeonato do Mundo de 2014 realizado no Brasil, o Japão alcançou novamente a qualificação jogando no grupo C com Colômbia, Grécia e Costa do Marfim. Perdeu 2-1 contra a Costa do Marfim, empatou a zero frente à Grécia e perdue 4-1 contra a Colômbia. No fim de contas, o Japão conseguiu apenas um ponto, ficando em último no grupo e sendo assim eliminado da competição.