Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Ituano?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio-Municipal-Doutor-Novelli-Júnior
Novelli Júnior
  • País: Brasil
  • Cidade: Itu
  • Capacidade: 18.560

Ver ficha

O Ituano Futebol Clube nasceu em 1947 pela mão de empresários dos caminhos ferroviários que inicialmente denominaram o clube de Associação Atlética Sorocabana. As primeiras glórias do clube não tardaram a aparecer, e logo em dose dupla, com a conquista do bicampeonato na Série A3 do Campeonato Paulista em 1954 e 1955. No entanto, depois desta conquista o clube perder rendimento, e apenas 13 anos após a criação da equipa, em 1960, acontece um mudança nominal, passando a ser conhecido como Ferroviário Atlético Ituano.

Após estas alterações o Ituano ainda passou alguns anos na sombra dos grandes do estado, começando a fazer-se notar apenas a partir de 1977 quando conseguiram reactivar, com o reconhecimento da Federação Paulista, o Campeonato Ituano de Futebol. Como resultado das suas exibições nessa prova, o clube foi autorizado em 1978 a competir na terceira divisão estatal de São Paulo.

Foi então a partir de 1984, e já na segunda divisão, que o Ituano começou a cativar novos adeptos. Com o Estádio Novelli Júnior praticamente cheio, o clube atingiu a primeira divisão estatal em 1989 após vencer a Série A2 do Campeonato Paulista. No seguimento deste título, em 1990, o clube voltou a mudar de nome, passando agora à denominação que actualmente lhe conhecemos – Ituano Futebol Clube.

Foi então desta forma que em 1990 se estrearam na principal divisão do Campeonato Paulista, onde se manteve até ser rebaixado em 1994. O clube lutou por nova subida durante as 3 temporadas que se seguiram, sendo este objectivo apenas alcançado em 1997. No entanto, o regresso a Série A Paulista não seria duradouro, com nova descida a acontecer em 1999, curiosamente no mesmo ano em que o Ituano alcança pela primeira vez a final da Copa Paulista, que perdeu para o Ettí Jundiaí.

Apesar da descida a nível estatal, com a presença na final da Copa Paulista o Ituano garantiu a qualificação para a Copa João Havelange que foi disputada no ano de 2000 no lugar do Campeonato Brasileiro. Apesar da prestação da equipa nesta prova não ter sido a melhor, garantiram nova presença no campeonato nacional da Série C em 2001 depois de alcançarem nova promoção ao principal escalão do Campeonato Paulista.

2002 foi então o primeiro grande ano da história do clube com duas conquistas de alto reconhecimento. Primeiro, na Copa Paulista, diante do Santo André com um agregado de 6-2 na final a duas mãos. Depois desta conquista seguiu-se a vitória inesperada no Campeonato Paulista onde se superiorizaram ao América pelo resultado mínimo de 1-0. Ainda assim, o 29º posto na Série C do Brasileirão não era suficiente para o adeptos, pelo que na temporada seguinte a equipa se empenhou na prova nacional, alcançando o título de campeão ao superiorizar-se mais uma vez ao Santo André, e garantindo assim a estreia na Série B em 2004.

O Ituano conseguiu então estabilizar-se na divisão secundária do futebol brasileiro por 4 temporadas, até ser rebaixado em 2007 depois de se classificar na 20ª posição do campeonato. Desde aqui que o Ituano tem vindo a realizar o caminha inverso que havia feito no início da década de 2000, com nova caída nacional logo em 2008 ao ser rebaixado à Série D que também só disputou por uma temporada, encontrando-se agora afastado das competições nacionais. Ainda assim, a nível estatal o Ituano tem conseguido manter-se no principal escalão do Campeonato Paulista com classificações a rondar a zona central da tabela.