Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Israel?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O futebol tem uma longa tradição em Israel, originalmente introduzido no país desde o Império Otomano. A Associação de Futebol de Israel foi fundada em Agora de 1928 e integrou a FIFA em Junho de 1929. Naquela altura, a associação era constituída por clubes árabes, judaicos e policiais e soldados britânicos já que se atravessava o período da Primeira Guerra Mundial e a criação do Estado de Israel em 1948. Durante esse tempo, a equipa nacional fez o seu jogo de estreia na Taça do Mundo FIFA em 1934 frente ao Egipto, perdendo por 1-7 no Cairo. Durante este período a equipa denominava-se por ser o Mandato Britânico da Palestina que acabou por ser dissolvido com a criação do Estado de Israel.

Em 1948 nasceu então o Estado de Israel e a Associação de Futebol de Israel passou então a ser a associação oficial do novo estado. O primeiro jogo disputado pela novo equipa foi no dia 26 de Setembro de 1948 contra os Estados Unidos. Israel saiu derrotada por 3-1, contudo, foi um jogo de extrema importância já que marcou o início do futebol israelita como estado independente.

No Campeonato do Mundo de 1958 a selecção de Israel quase que chegava à fase final da competição sem jogar uma única partida. Isto porque, devido aos conflitos árabes-israelenses, vários países muçulmanos recusaram-se a jogar contra Israel. Sendo assim, a FIFA foi forçada a agendar um playoff contra o País de Gales para garantir que Israel não se apurava sem jogar pelo menos um jogo. Desse jogo saiu vencedor o País de Gales, eliminando assim Israel da competição.

O primeiro grande título alcançado por Israel foi a Taça das Nações Asiáticas em 1964. Em 1968 Israel participou nos Jogos Olímpicos, conseguindo fazer uma boa prestação. No entanto, foi eliminado nos quartos-de-final ao perder frente à Bulgária. No Campeonato do Mundo de 1970, Israel conseguiu e muito bem a qualificação, ficando no Grupo 2 com Itália, Uruguai e Suécia. Perdeu 2-0 contra o Uruguai, empatou 1-1 frente à Suécia e empatou novamente a zero contra a Itália. Apesar dos bons resultados, a selecção israelita conseguiu apenas somar 2 pontos, terminando no último lugar do grupo e sendo assim eliminada da competição.

Nos Jogos Olímpicos de 1976, Israel conseguiu uma vez mais alcançar os quartos-de-final mas desta vez foi eliminado pelo Brasil. Nos Campeonatos do Mundo de 1972 e 1977 a equipa israelita participou na fase de qualificação mas em nenhuma das duas vezes conseguiu seguir em frente, sendo assim por duas vezes consecutivas num fracasso. Durante os anos 80, Israel defrontou principalmente equipa europeias e chegou mesmo a competir na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1982 mas não passou a fase final.

Em 1991 a Selecção de Israel filiou-se à Confederação Europeia de Futebol, começando assim a participar nas competições europeias. Em 1994, Israel receber adesão plena da UEFA embora continue a ser uma nação relativamente menor face às outras mas que tem conseguido alguns pequenos sucessos. Em 1993 derrotou a França por 3-2 e em 1999 venceu a Áustria por 5-0. Também em 1999 a selecção israelita conseguiu alcançar os playoff para o Campeonato Europeu do ano 2000, contudo, foi eliminado pela Dinamarca. Nas competições seguintes, quer para o Campeonato do Mundo quer para o Campeonato Europeu, Israel lutou bastante em todas as qualificações mas não conseguiu em nenhuma das vezes chegar à fase final. Ainda assim, muitas das vezes a equipa israelita ficou muito perto sendo por isso já um bom resultado para uma equipa vinda de uma nação pequena tendo em conta todas as outra contra se debate.