Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Irão?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Nacional de Futebol do Irão é organizada e orientada pela Federação de Futebol do Irão que nasceu em 1920. O primeiro jogo oficial da equipa foi no dia 25 de Agosto de 1941 contra Afeganistão e o primeiro jogo internacional da FIFA foi em 28 de Maio de 1950 contra a Turquia. O seu primeiro título foi em 1968 vencendo a Taça da Ásia. Passados uns anos, em 1972 o Irão venceu pela segunda vez a Taça da Ásia. A sua terceira vitória nesta competição foi em 1976, sagrando uma vez mais campeão da Ásia.

irão

A primeira vez que a equipa do Irão participou no Campeonato do Mundo foi em 1978 ficando no grupo do Perú, Holanda e Escócia. Perdeu contra a Holanda e o Peru e empatou 1-1 contra a Escócia. Desta forma, conseguiu apenas um ponto, ficando em último lugar no grupo e por isso foi eliminado da competição. Depois da revolução em 1979 o futebol foi posto de lado e durante os anos 80 a equipa nacional não participou em nenhuma competição devido à guerra entre o Irão e o Iraque. Depois disto, a selecção do Irão jogou em alguma eliminatórias para a Taça do Mundo mas sem qualquer resultado positivos. Em alguns dos anos, foi a própria selecção que se recusou a participar. O Irão só voltou às competições da FIFA em 1998 para participar no Campeonato no Mundo para o qual se qualificou. Integrou o grupo da Alemanha, Iugoslávia e Estados Unidos. A sua prestação não foi a melhor, venceu apenas um jogo contra os Estados Unidos, conseguindo apenas somar três pontos. Desta forma, terminou no 3º lugar do grupo ficando-se pela fase de grupo.

A Selecção do Irão voltou a participar no Campeonato no mundo em 2006 realizado na Alemanha. Ficou no grupo D com Portugal, México e Angola mas a sua participação foi bastante fraca. Conseguiu apenas somar um ponto devido ao empate com a Angola. Assim sendo, o Irão foi uma vez mais eliminado no Mundial na fase grupos. Passados vários anos o Irão conseguiu qualificar-se para o Mundial de 2014 no Brasil. Ficou no grupo da Argentina, Nigéria e Bósnia e Herzegovina. Empatou 0-0 contra o Nigéria, perdeu 1-0 contra a Argentina e perdeu novamente contra a Bósnia e Herzegovina por 3-1. Somando apenas um ponto, o Irão voltou a ser eliminado da competição na fase de grupos. Contudo, tendo em conta todo o esforço da equipa e do país, estas participações internacionais já são um grande motivo de orgulho para os seus compatriotas.