Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Inglaterra?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio de Wembley
Wembley
  • País: Inglaterra
  • Cidade: Londres
  • Capacidade: 90.000

Ver ficha

A Selecção Nacional de Futebol de Inglaterra é a mais antiga do mundo. O primeiro jogo foi no dia 5 de Março de 1870 frente à Escócia tendo sido organizado por uma associação de futebol. Passados dois anos, as equipas voltaram a encontrar-se para mais um jogo representativo. Este jogo, realizado a 30 de Novembro de 1872 foi considerado o primeiro jogo oficial da selecção pois os jogadores e as equipas foram seleccionadas de forma independente em vez de escolhidas por uma associação. Nos 40 anos seguintes, a Selecção inglesa jogou principalmente frente à Escócia, País de Gales e conta a Irlanda. Foi o nascimento de um dos desportos mais famosos e mais praticados em todo o mundo.

A Selecção Inglesa juntou-se à FIFA em 1906 começando assim a jogar frente a outras equipas, fazendo até uma turnê pela Europa Central em 1908. O estádio Wembley Stadium foi inaugurado apenas em 1923. Com o passar dos anos, a relação da FIFA com a selecção inglesa foi tornando-se muito tensa o que levou à saída da equipa inglesa em 1928. A sua filiação à FIFA só voltou a acontecer em 1946. Na Taça do Mundo de 1950 a selecção inglesa não conseguiu a qualificação, perdendo até por 1-0 contra os Estados Unidos. No Mundial de 1954 a Inglaterra conseguiu a qualificação e ficou no grupo 4 com a Suíça, Itália e Bélgica. Conseguiu terminar no 2º lugar do grupo, seguindo para os quartos-de-final. Nesta fase enfrentou o Uruguai, este que venceu o jogo por 4-2 e assim eliminou a Inglaterra da competição.

inglaterra euro 2012

Equipa da Inglaterra no Euro 2012

Para o Mundial de 1958 a Inglaterra conseguiu qualificar-se mas a competição em si não correu da melhor forma. A equipa inglesa não conseguiu ser superior e terminou no 3º lugar do grupo 4, sendo assim eliminada da competição. Passados quatro anos, a selecção inglesa voltou a qualificar-se para a Taça do Mundo, integrando o grupo 4 com a Hungria, Argentina e Bulgária. Terminou no 2º lugar do grupo, segundo assim para os quartos-de-final onde jogou contra o Brasil e perdeu por 3-1. No Campeonato do Mundo em 1966 a Inglaterra ficou no Grupo 1 conseguiu o 1º lugar e assim passou os quartos-de-final. Nesta fase venceu por 1-0 a Argentina e nas meias finais derrotou Portugal por 1-0. Na grande final, o jogo foi disputado com Alemanha Ocidental, esta que perdeu por 4-2. Desta forma, a Inglaterra sagrou-se a Campeã Mundial em Futebol, sendo o seu primeiro grande título.

No Campeonato Europeu de 1972 e 1976 a Inglaterra não conseguiu alcançar as fases finais da competição. Também em 1980 a Inglaterra não conseguiu chegar à fase final do Europeu, porque terminou no 3º lugar do grupo B com menos um ponto que a Itália, esta que seguiu em frente. No Mundial de 1982 a Inglaterra ficou no Grupo D com a França, a Tchecoslováquia e o Kuwait. Derrotou a França por 3-1, venceu a Tchecoslováquia por 2-0 e ganhou por 1-0 ao Kuwait. Desta forma, terminou em 1º lugar do grupo e seguiu para a segunda fase onde ficou no grupo 2 com a Alemanha Ocidental e a Espanha. Empatou os dois jogos a zero, conseguindo apenas dois pontos o que lhe deu o 2º lugar no grupo e por isso foi eliminada. A selecção inglesa conseguiu a qualificar-se para o Europeu de 1988 mas a sua prestação foi bastante fraca, terminando em 4º lugar do grupo B sem qualquer ponto.

No Campeonato do Mundo de 1990 a Inglaterra integrou o grupo F com a Holanda, a Irlanda e o Egipto. Empatou com a Irlanda a zero, empatou 1-1 contra a Holanda e venceu o Egipto por 1-0. Desta forma, terminou no 1º lugar do grupo, seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final venceu por 1-0 a Bélgica. Nos quartos-de-final enfrentou os Camarões e ganhou por 3-2 no prolongamento. Nas meias finais, a Inglaterra não conseguiu ser superior à Alemanha Ocidental, perdendo por 4-3 nas grande penalidades. Para o Europeu de 1992 a Inglaterra conseguiu a qualificação mas não passou da fase de grupo, ficando no 4º lugar do seu grupo. No Europeu de 1996 a Selecção de Inglaterra conseguiu terminar no 1º lugar do Grupo A, seguindo para os quartos-de-final. Nesta fase venceu a Espanha por 4-2 nas grandes penalidades mas nas meias-finais a equipa inglesa foi derrotada pela Alemanha Ocidental por 6-5 novamente nas grandes penalidades.

England National Football Team

Equipa inglesa no Mundial de 2014 no Brasil

A Selecção de Inglaterra conseguiu uma vez mais a qualificação para o Mundial de 1998, ficando no grupo G com a Roménia, Tunísia e Colômbia. Venceu a Tunísia por 2-0, perdeu 2-1 contra a Roménia e ganhou 2-0 contra a Tunísia. Feitas as contas a Inglaterra somou seis pontos, conseguindo o 2º lugar do grupo e passando aos oitavos-de-final. Nesta fase, defrontou a selecção argentina, saindo este última vencedora por 4-3 nas grandes penalidades. Para o Europeu do ano 2000 a Inglaterra conseguiu a qualificação mas não passou da fase de grupo, terminando no 3º lugar do Grupo A e por isso foi eliminada da competição. No Mundial de 2002 a Inglaterra alcançou os oitavos-de-final onde derrotou a Dinamarca por 3-0. Nas meias finais o jogo foi contra o Brasil, sendo este último vencedor por 2-1, eliminando assim a Inglaterra.

No Campeonato Europeu de Futebol de 2004 realizado em Portugal, a Inglaterra ficou no grupo B com a França, a Croácia e a Suíça. Perdeu 2-1 contra a França, venceu 3-0 frente à Suíça e 4-2 contra a Croácia. desta forma, ficou no 2º lugar do grupo, seguindo para os quartos-de-final onde perdeu por 6-5 nas grandes penalidades contra Portugal. No Mundial de 2006 a Inglaterra conseguiu terminar no 1º lugar do Grupo B e nos oitavos-de-final venceu o Equador por 1-0. Nos quartos de final a selecção inglesa foi eliminada depois de perder 3-1 nas grandes penalidades frente a Portugal. No Mundial de 2010 a Inglaterra passou aos oitavos-de-final depois de terminar no 2º lugar do Grupo C. No entanto, foi derrotada por 4-1 pela Alemanha, sendo eliminada da competição. No Europeu em 2012 a Inglaterra ficou no 1º lugar do Grupo D mas nos quartos-de-final perdeu por 4-2 frente à Itália nas grandes penalidades. A Selecção inglesa conseguiu a qualificação para o Mundial de 2014 realizado no Brasil e integrou o grupo D com a Costa Rica, a Itália e o Uruguai. Perdeu 2-1 contra a Itália e o Uruguai e empatou a zero com a Costa Rica. Com apenas um ponto, a equipa inglesa terminou no último lugar do grupo sendo por isso eliminada da competição.