Sugerir atualização
Tem mais informação sobre IFK Norrköping?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O IFK Norrköping foi fundado a 29 de Maio de 1897 por estudantes do ensino secundário e começou em 1904 a participar no campeonato sueco. Em 1909 o clube disputou o campeonato distrital de Östergötland. O primeiro campeonato nacional da Suécia foi disputado em 1924-1925. Nesta primeira temporada o IFK Norrköping fez um jogo medíocre terminando no 8º lugar num liga de 12 equipas. Na temporada seguinte conseguiu melhorar tendencialmente os resultados, ficando no 6º lugar. Na temporada 1929-1930 o IFK Norrköping jogou bastante mal e não conseguiu melhor que o 11º lugar, caindo assim para a segunda divisão. Permaneceu nesta por cinco anos até que em 1934-1935 alcançou o título de campeão da segunda divisão e assim retornou à primeira divisão. Esta subida durou apenas duas temporadas. O clube não tinha ainda qualidade suficiente para jogar na maior liga de futebol da Suécia. Depois de alguns anos a jogar na segunda divisão, o IFK Norrköping conseguiu em 1940 vencer a segunda divisão e subiu novamente à primeira divisão. Na temporada seguinte, 1940-1941, terminou o campeonato no 7º lugar conseguindo assim a manutenção.

ifk norrkoping 1960

Equipa do IFK Norrköping em 1960

O primeiro título da equipa foi na temporada 1942-1943 quando conseguiu vencer, pela primeira vez na sua história, o campeonato nacional da Suécia. Sagrou-se campeão e ainda conseguiu vencer pela primeira vez a Taça da Suécia. Na temporada seguinte, os resultados não foram tão bons. Terminou o campeonato no 4º lugar e perderam na final da Taça da Suécia. Contudo, na temporada 1944-1945 o IFK Norrköping conseguiu vencer novamente a campeonato sueco da primeira divisão e conquistou mais uma Taça da Suécia. Nas três temporadas seguinte o IFK Norrköping conseguiu e muito bem vencer o campeonato da primeira divisão. Tornou-se então tetra-campeão sueco sem dar qualquer hipótese às outras equipas.

No início dos anos 50 o clube conseguiu novamente vencer o campeonato nacional. Nas três temporadas seguintes o IFK Norrköping não conseguiu vencer nenhum troféu, contudo, nas temporada 1955-1956 e 1956-1957 sagrou-se campeão nacional. Durante os anos 60 o IFK Norrköping conseguiu arrecadar mais alguns títulos. Em 1960, 1962 e 1963 foi campeão nacional, sendo estes dos últimos títulos que a equipa conseguiu vencer no campeonato. Na verdade, os anos de ouro do clube estavam a terminar. Ainda nos anos 60, mais precisamente na temporada 1968-1969 o IFK Norrköping não venceu o campeonato mas conseguiu conquistar a Taça da Suécia. Depois de tantos títulos conquistados pela equipa, conseguindo sempre uma superioridade perante as outras equipas surgiu um período de estagnação. O clube nos anos 70 e 80 não consegui vencer nem um troféu, quer no campeonato quer na Taça da Suécia. Muito pelo contrário, o IFK Norrköping durante os anos 70 ficou muito perto de cair para segunda divisão. Em grande parte das temporadas o clube terminou bem no fundo da tabela. Durante os anos 80 o IFK Norrköping não conseguiu mais segurar a manutenção na primeira divisão, acabando mesmo por descer de divisão.

IFK Norrköping 2010

Equipa do IFK Norrköping em 2010

Nos anos 90 os resultados melhoraram bastante, conseguindo voltar aos títulos. Depois de algumas temporadas em que procurou a estabilidade na primeira divisão, o IFK Norrköping em 1990-1991 conquistou a sua quinta Taça da Suécia. Em 1992 o clube já estava recuperado da má fase por que passou e venceu pela décima-segunda vez o campeonato da primeira divisão. Na temporada seguinte, não consegui vencer o campeonato mas arrecadou mais uma Taça da Suécia. Nas temporadas seguintes o resultados não foram os mesmos. À medida que os anos foram passando, os resultados foram piorando e o clube entrou em problemas. Em algumas das temporadas o clube ficou muito perto de descer de divisão. Com a entrada do novo milénio, o IFK Norrköping planeava que as suas prestações melhorassem, que os resultados fossem positivos. No entanto, começou tudo mal, o clube terminou no 13º lugar em 2002 e desceu para a segunda divisão. No ano seguinte esperava-se que o clube reagisse mas terminou no 9º lugar, ficando longe de qualquer subida de divisão. Nos anos seguintes, os resultados mantiveram-se, o IFK Norrköping não conseguiu subir ao topo da tabela e por consequência não conseguiu a subida de divisão.

Em 2010 o FK Norrköping conseguiu finalmente o 2º lugar na segunda divisão e subiu então à primeira divisão. No ano seguinte terminou no 13º lugar, que não sendo um dos melhores resultados da equipa, conseguiu assim a manutenção. Em 2012 o FK Norrköping alcançou um excelente resultado, conseguindo terminar no 5º lugar. Contudo, em 2013 as prestações da equipa voltaram a piorar e terminou no 9º lugar. Em 2014, os resultados não foram melhores acabando o campeonato no 12º lugar.