Sugerir atualização
Tem mais informação sobre IF Elfsborg?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O IF Elfsborg foi fundado a 26 de Junho de 1904 com o nome Borås Fotbollslag. Em 1906 o nome do clube foi então alterado para IF Elfsborg pois os seus fundadores concordaram que existia muitos clubes com o nome “Borås”. Em 1924 foi criado o campeonato nacional da Suécia e o clube começou a jogar na segunda divisão. Em 1926 o IF Elfsborg conseguiu finalmente subir para a primeira divisão. Nos anos 30 o clube conseguiu construir uma grande equipa, forte e consistente. Desta forma, na temporada 1935-1936 o clube alcançou o seu primeiro título sagrando-se o grande campeão sueco. Passados três temporadas, o IF Elfsborg voltou a repetir o feito e foi o grande vencedor do campeonato nacional da Suécia. Na temporada seguinte, 1939-1940, o clube vencer pela terceira vez o campeonato conseguindo assim o título de bi-campeão sueco. Neste período fantástico o clube teve sete jogadores a jogar na selecção nacional da Suécia.

Nos anos 40 os resultados do clube não foram os esperados. Apenas em uma temporada esteve muito perto de conseguir mais um título de campeão mas acabou no 2º lugar. Em 1954 o clube acabou por descer para a segunda divisão, onde jogou algumas temporadas. Foi só em 160 que o IF Elfsborg alcançou a promoção e voltou novamente para a primeira divisão. O seu retorno foi um sucesso, o IF Elfsborg conseguiu em 1961 vencer pela quarta vez o campeonato nacional. O IF Elfsborg foi então a primeira equipa a conseguir a promoção para depois se tornar campeão da primeira divisão.

Nos anos 70 e 80 as prestações do clube foram bastante fracas. Em 1977 ainda conseguiu chegar perto do título mas terminou o campeonato no 2º lugar. Nos anos seguintes o clube passou por uma péssima fase, tornando-se muito difícil para o clube chegar perto do topo da tabela. Em 1987 o IF Elfsborg terminou no último lugar da primeira divisão, descendo assim para a segunda divisão. Jogou vários anos nesta divisão, conseguindo o retorno à maior liga da futebol da Suécia apenas em 1997. Com a entrada do novo milénio, esperava-se que os resultados do clube melhorassem. No campeonato tal não aconteceu mas em 2001 e 2003 conseguiu vencer as suas primeiras Taças da Suécia. Nas temporadas seguintes, o IF Elfsborg lutou bastante e conseguiu manter-se na primeira divisão. Depois desta fase complicada o cube alcançou mais um título em 2006 sagrando-se campeão da Suécia.

Em 2008 IF Elfsborg voltou a estar perto de vencer o campeonato mas terminou no 2º lugar da tabela atrás do Kalmar FF. No ano seguinte terminou no 3º lugar no campeonato nacional. Durante estes anos o IF Elfsborg participou nas competições internacional mas não conseguiu chegar longe. Nos anos seguintes o clube fez algumas contratações importantes que levou a mais um grande título. Em 2012 o IF Elfsborg venceu uma vez mais o campeonato da primeira divisão, sagrando-se o grande campeão sueco. Na temporada 2013-2014 o clube conseguiu alcançar mais um título, vencendo pela terceira vez a Taça da Suécia. Em 2014 conseguiu alcançar o topo da tabela, terminando no 4º lugar da tabela classificativa.